O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Frederico Pouso Reis Salas, está em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, desde terça-feira (27), onde participa da reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).
O encontro discute os recentes desastres naturais que atingiram ou atingem o Brasil, dentre eles, a tragédia registrada no estado gaúcho, além das estratégias de atuação adotadas na ocasião.
Durante a abertura oficial da reunião, o Comandante-Geral do CBMMS foi homenageado com a Medalha do Mérito de Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, entregue por uma aluna do projeto Bombeiro Mirim.
“Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos por ter sido agraciado com a Medalha do Mérito de Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. Receber essa honraria das mãos de uma aluna do projeto Bombeiro Mirim de Bento Gonçalves, acompanhada de uma emocionante carta de agradecimento, é uma honra indescritível. Esse momento fortalece ainda mais o compromisso e a dedicação do CBMMS à nossa missão de salvar vidas e servir nossa comunidade. Muito obrigado”, disse o Comandante.

O foco da reunião extraordinária é aprimorar as práticas adotadas, identificar os principais desafios e fortalecer a atuação conjunta das corporações em situações como o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul.
Para isso os comandantes dos Corpos de Bombeiros pretendem aproveitar o encontro para alinhar as estratégias de acordo com as experiências vivenciadas em cada estado.
O presidente da Ligabom afirmou que a motivação da reunião foi o desastre vivenciado pelo Rio Grande do Sul, que contou com o apoio de diversas corporações, com um gabinete de crise montado pela Ligabom, e que evidenciou a necessidade de aperfeiçoar a gestão de recursos humanos e de equipamentos para que os estados possam realizar operações de desastres de forma mais efetiva.
“O momento de nos reunirmos aqui de novo é pensando em um país continental onde nós temos regiões que enfrentam chuva e outras com muita seca e incêndios. Ou seja, o momento dessa reunião e de fazer realmente uma checagem da diretriz de desastres já aprovada pela Ligabom e que esta nos norteado em ações de desastres em todo o país, seja incêndios ou chuvas. A reunião é para que possamos pegar a diretriz, olhar a prática do Rio Grande do Sul e melhorá-la para outros eventos que possam vir a ocorrer no país”, explicou.
O encontro contou com a presença de 26 comandantes-gerais dos corpos de bombeiros de todo o País e a programação segue durante esta quarta-feira (28).
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!