A campanha foi iniciada em Coxim neste domingo (29), e contou com a participação do Comandante Geral do CBMMS, Cel QOBM Ociel Ortiz Elias.
Com expectativa de cerca de 5 mil atendimentos entre exames, consultas e cirurgias, a Caravana da Saúde chegou em Coxim com a meta de zerar as filas de atendimentos de média complexidade e de procedimentos oftalmológicos. Durante o lançamento do programa, o governador Reinaldo Azambuja destacou o objetivo do programa em realizar as 18,8 mil cirurgias na fila atendimento em todo Mato Grosso do Sul ainda em 2015.
“Nosso objetivo é zerar uma fila com 18,8 mil cirurgias que estão aguardando na fila há mais de 10 anos, todas neste ano de 2015. Além disso, a reestruturação das 11 microrregiões é também uma prioridade para que seja mantida a qualidade destes serviços com equipamentos novos e profissionais capacitados”, disse o governador.
De acordo com o governador a demanda atual acumulada para cirurgias de catarata em Mato Grosso do Sul é de 14,4 mil pessoas aguardando o atendimento. Com a Caravana, a expectativa é de que toda esta fila seja zerada em apenas um ano.
Durante o lançamento do programa, o governador lembrou o compromisso do governo do Estado em manter a qualidade dos atendimentos após a chegada dos serviços da Caravana. Entre os principais serviços, Reinaldo reforçou o compromisso em instalar o serviço de hemodiálise para Coxim e a entrega de novos equipamentos para o Hospital Regional de Coxim.
“A reestruturação regional é nossa prioridade com as pessoas de Mato Grosso do Sul pois é o legado que a Caravana deixará aos 79 municípios após 2015. Na região Norte, sairemos daqui deixando equipamentos como tomografia computadorizada, raio-x digital um mamógrafo, além da capacitação para os servidores de saúde para manter a qualidade dos atendimentos”, disse Reinaldo.
A Caravana da Saúde continuará seus atendimentos no município de Coxim com as carretas de oftalmologia permanecendo na região por mais 15 dias. A expectativa é de que a demanda para as cirurgias de catarata na microrregião sejam atendidas durante a permanência dos serviços.