Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar atendeu na Capital, no período de 17 a 23 de julho, 547 ocorrências e atendeu 161 vítimas no período. O destaque da semana continua sendo os atendimentos de combate a incêndio em vegetação, que tendem a aumentar no período de estiagem.
117 Acidentes de trânsito diversos;
126 Emergências médicas;
11 Combate a incêndio em edificação;
161 Combate a incêndio em vegetação;
5 Quedas de árvores;
1 Controle de insetos;
3 capturas de animal.
A estratégia da Corporação é reforçar as equipes operacionais através das Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), compostas por militares do setor administrativo, que concorrem a escala-extra e permanecem alerta nas unidades administrativas e operacionais da Capital.
Neste período de estiagem, orientamos a população a ter especial atenção no trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar chamas para outros locais. Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de alta inflamabilidade. Não lançar pontas de cigarro pela janela do carro. Devido à baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com facilidade.
Os incêndios florestais provocados matam animais, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça pode causar acidentes nas estradas e ainda agrava problemas respiratórios.