Campo Grande – MS, Quartel do Comando Geral, Regras para evitar o perigo de explosões e queimaduras corporais fazem parte do costumeiro alerta de fim de ano do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Shows pirotécnicos e queima de fogos de artifícios em eventos devem ser devidamente autorizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
A euforia do réveillon deve transcorrer em clima de harmonia e sem excessos, entretanto, muitas pessoas desconhecem o jeito certo de proceder ao lidar com os fogos de artifícios, não devemos ignorar os riscos advindos da queima desses fogos. Precauções devem ser tomadas para manter o brilho e a alegria das festas de final de ano.
A queima de fogos de artifício realizado por pessoas inabilitadas é perigoso. Se não for feita corretamente, ela resulta, na maioria das vezes, em vítimas que são levadas para atendimento nos postos de saúde e hospitais.
COMO FAZER
Quem for contratar show pirotécnico, obrigatoriamente tem que colocar como responsável um Blaster (profissional responsável por manipular explosivos) cadastrado no CBMMS, que deverá providenciar a documentação de praxe. A queima profissional precisa ser também autorizada pela Delegacia Especializada no Controle de Armamento, Munição e Explosivos, da Polícia Civil.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta a população ainda para que tenha muito cuidado ao manusear fogos de artifícios, e que adquiram apenas fogos em locais devidamente autorizados para comercialização dos respectivos produtos.
De sua parte, a queima popular, que ocorre em profusão nas cidades, obedece a um conjunto básico de recomendações. Ela deve ser feita somente por adultos, nunca por crianças. Outras recomendações e advertências são as seguintes:
1) o local de comercialização de fogos de artifícios tem que estar devidamente certificado pelo Corpo de Bombeiros Militar;
2) a pessoa não deve agir sob efeito de bebidas alcoólicas;
3) é preciso observar instruções constantes nas embalagens dos produtos e, preferencialmente, comprar fogos com suporte de solo;
4) nunca segurá-los diretamente;
5) se, por acaso, não tiver suporte, utilizar luvas para manusear o produto, afastando-o do corpo;
6) nunca queimar sob copas de árvores, redes de transmissão de energia e locais fechados;
7) manter distância de pelo menos 50 metros de edificações, apontando o produto para o alto, jamais em direção a pessoas;
8) Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico.
Mas, atenção, não passe trotes, porque isso pode gerar o deslocamento de viaturas a locais desnecessários, fazendo com que uma real ocorrência em andamento seja prejudicada.
Em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número 193.
Siga corretamente essas orientações e tenha Boas Festas e um Feliz Ano Novo.