Coxim (MS) – na última semana, quarta-feira dia (23), os Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul – CBMMS, Maj Fábio Pereira de Lima, 2º Ten Gabriel Ferreira Lopes e o Sub Ten José Carlos Rosa, participaram do 1º Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães em Xanxerê SC.
O 1º Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães, foi organizado pelo Hospital Regional São Paulo, precursor no estado (SC) com o uso de cães no ambiente hospitalar, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com o objetivo de qualificar ainda mais a atividade e proporcionar a troca de experiências com outras instituições.
As Intervenções Assistidas por Animais (IAA), têm sido cada vez mais utilizadas em contextos de educação e saúde em todo o mundo. Animais como o cão, por exemplo, têm sido utilizados como agentes facilitadores do processo terapêutico promovendo melhora na qualidade de vida dos assistidos. Em Mato Grosso do Sul a Intervenção Assistida por Cães foi idealizada e implantada pelo Maj Fábio Pereira de Lima, através do “Projeto Cão Herói, Cão Amigo”, iniciando primeiramente em Corumbá no ano de 2012, posteriormente se estendendo para Campo Grande e Coxim, tendo como parceiro os militares cinotécnicos dessas Unidades.
Dessa forma o Comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, Maj Fábio palestrou sobre a implantação, funcionamento e o desenvolvimento do projeto em Mato Grosso do Sul, falando sobre o trabalho realizado e as experiências vividas com os pacientes.
As atividades se estenderam até a noite com um cronograma de palestras, mesa de discussão, relatos de experiência e uma oficina. Participaram cerca de 130 profissionais que trabalham com intervenções assistidas com animais, estudantes das áreas de saúde e veterinária, além de pessoas que tem interesse no assunto.
Para o Major Fábio é muito importante participarmos desse tipo de evento, pois, além de discutir avanços para a atividade, proporciona troca de experiências com outras instituições.

Segundo a organização do congresso, ao final da programação o principal objetivo é desmistificar a entrada do animal no ambiente de saúde, principalmente em hospitais. Além disso, também prevê a troca de experiências na área da saúde e educação para que os participantes reconheçam as boas práticas e as apliquem em suas realidades. Mas, conforme o comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Tenente Coronel Walter Parizotto, o maior ganho será inspirar. – Queremos ter a humildade de aprender com quem está fazendo algo bem feito e desafiar outras pessoas a terem a ousadia de iniciar projetos assim em outros lugares. A corporação deseja implantar esse serviço em todos os locais onde possuímos cães de resgate, então a ideia é aprimorar aqui e levar experiência para os outros. É um evento motivador porque esse trabalho com cães faz bem para todos que se envolvem nele – finaliza TC Parizotto.