Corpo de Bombeiros Militar da Capital auxilia Central Estadual de Transplante em procedimento de doação de órgãos

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 15, 2017 as 19:39 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar da Capital realizou na noite de segunda-feira (14) deslocamento de urgência até o município de Três Lagoas para transportar, de volta a Campo Grande, amostras de sangue de paciente doadora de órgãos por morte encefálica no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora daquele município.

Após equipe médica do hospital em Três Lagoas constatar morte encefálica da paciente A.D.S., 37 anos, e a família autorizar doação dos órgãos, a Central Estadual de Transplantes (CET) em Campo Grande buscou auxílio da Corporação Bombeiro Militar para viabilizar o transporte das amostras de sangue da doadora para procedimentos na Capital.

Em Campo Grande, a CET realiza exames para verificação de compatibilidade e antígeno nas amostras de sangue do doador, para diminuir riscos de rejeição nos pacientes receptores. Somente após esse processo ocorre a oferta dos órgãos no Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A guarnição composta pelo subtenente Air e sargento Ojeda,  partiu da Capital às 21h20min da segunda-feira (14), com destino a Três Lagoas, e retornou com as amostras de sangue da doadora às 05h20min desta terça-feira (15). Conforme Claire Miozzo, coordenadora da CET em Campo Grande, a redução do tempo é crucial no processo de transplante de órgãos e a atuação do Corpo de Bombeiros Militar reduziu em aproximadamente oito horas o tempo normal previsto para a doação supracitada.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.