Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) iniciou, na última segunda-feira (8), em Bataguassu, o 7ª Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT). Esta edição conta com a participação de 7 militares da Corporação e 4 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Com carga horária de 505 horas-aula distribuídas em dois meses, o curso é voltado a oficiais e praças do CBMMS e também aberto a integrantes de outras corporações, desde que cumpram os requisitos de saúde, preparo físico e aptidão necessários à atividade, comprovados em exames e testes definidos em edital.
“O objetivo da formação é capacitar mergulhadores de resgate para atuar em ocorrências de busca e salvamento aquático de vítimas de afogamento e de objetos submersos, além de desenvolver competências técnicas fundamentais à atividade”, explicou o coordenador do curso, Capitão Diego Garcia Baungardt.

Abertura do 7º CMAUT.
A grade curricular é ampla e contempla disciplinas teóricas e práticas, como: Física do Mergulho e Acidente de Mergulho; Marinharia, Motor de popa e Manutenção de Equipamento Autônomo; Anatomia e Fisiologia do mergulho, Medicina Hiperbárica e Oxigenoterapia Hiperbárica; Atendimento Pré-Hospitalar na Atividade de Mergulho; Planejamento de Mergulho, Histórico do Mergulho e Métodos de Descompressão; Mergulho autônomo em ambiente controlado, controle de flutuabilidade e exercícios práticos em águas abertas; Métodos de Busca e Resgate e técnicas avançadas de reflutuabilidade de objetos; Salvamento Aquático, Mergulho Livre, Mergulho Emergencial e Sobrevivência Aquática.
Ao término do CMAUT, os bombeiros estarão habilitados a integrar as equipes de mergulho de resgate, reforçando a capacidade operacional do CBMMS e fortalecendo a cooperação entre corporações de diferentes estados. A formatura está prevista para acontecer em outubro, em Campo Grande.

Alunos durante instrução de mergulho.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!