Acionados através do telefone de emergência 193 por volta das 21h29, o Trem de Socorro deslocou para atender a um incêndio no prédio da Estação Ferroviária de Aquidauana.
O incêndio se propagou de forma rápida devido à característica dos materiais existentes no local (pneus e borracha). As atividades envolveram as guarnições de Aquidauana e Anastácio, utilizando-se 40.000 litros de água, empregados nas técnicas de isolamento, e resfriamento por meio do ataque direto e indireto em três frentes de combate. O calor e a fumaça tóxica exigiram a utilização de equipamento de proteção respiratória pelos militares.
O prédio é anexo da antiga Estação Ferroviária, um patrimônio histórico com cerca de 600 m² e teve parte do seu telhado (estrutura e alvenaria) afetado pelo incêndio.
Foram necessário 5 horas de trabalho entre combate a incêndio e rescaldo. Pela manhã, foi efetuado nova avaliação das dimensões do sinistro e dos danos da edificação em uma atividade conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Prefeitura Municipal.