Bataguassu (MS) – Nesta segunda-feira (10), no período matutino, o Corpo de Bombeiros Militar realizou uma instrução de reflutuação de objeto submerso nas águas no Rio Paraná. As atividades contaram com etapas teóricas e práticas, tendo como objetivo manter atualizados os conhecimentos relacionados ao mergulho de resgate para poder oferecer maior agilidade no atendimento a ocorrências desta natureza.
A parte teórica consistiu no planejamento da operação e nos procedimentos a serem realizados, abordando assuntos como segurança do mergulhador, análise de profundidade, cálculo de reflutuação e uso de amarrações. Já a parte prática foi realizada no Rio Paraná, onde foi colocado um veículo a uma profundidade de aproximadamente 10 metros. Os bombeiros militares realizaram o mergulho de reconhecimento da área e também a reflutuação do veículo.
A reflutuação de objetivo submerso é uma técnica que consiste em fazer com que objetos, como veículos, barcos, motores, e até mesmo aviões que tenham naufragado possam voltar à superfície. Para isso são utilizados recipientes adaptados de diversos tamanhos, os quais são posicionados em partes estratégicas e em seguida são preenchidos com ar comprimido, fazendo com que flutuem.
