Chapadão do Sul (MS) – O 7º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou nesta sexta-feira (22) a Instrução para Tropa Pronta (ITP) do mês de fevereiro com o tema “Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos”. O treinamento, regulado através de Nota de Instrução, foi preparado e ministrado pelos militares – 3º Sargento BM Wagner Alexandre Gomes Lindemayer e Soldado BM Giovanni Hamer Izé, ambos com especialização no atendimento emergencial com produtos perigosos realizada recentemente na cidade de Três Lagoas – MS. A instrução foi dividida em duas partes, na primeira, durante o período matutino, foi passada a parte teórica na sala de instrução da Unidade, onde foram abordados todos os procedimentos previstos e protocolares de reconhecimento e atuação em um cenário emergencial com ênfase ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) específicos para este tipo de ocorrência, sendo finalizado o período com um teste e demonstração de equipagem de militares utilizando os trajes níveis A e C de proteção. No intervalo entre os períodos foi servido para a tropa um suculento almoço, onde os militares puderam aproveitar para colocar a conversa em dia e trocar as experiências do dia a dia operacional. Na segunda parte, no período vespertino, o efetivo deslocou para a Unidade de Tratamento de Água (UTA) da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL), localizada no município, onde inicialmente, acompanhados pelo Supervisor da Unidade – Bruno Batista Borges e pelo Técnico Operacional – Alexandre Rolim Aleixo, conheceram toda a estrutura da Unidade e em seguida passaram por um treinamento para atendimento a vazamento de cloro gasoso com uso do Kit A, composto de peças e ferramentas que auxiliam na contenção em caso de vazamento em cilindros. Ao término da instrução o Comandante da OBM, Capitão BM Eduardo Rachid Teixeira, elogiou o empenho e dedicação da equipe de organização da instrução, bem como destacou a importância do aprimoramento contínuo da tropa através dos treinamentos mensais e testes operacionais diários, oportunidades para que os procedimentos de atendimento sejam revisados e novas técnicas sejam implementadas, visando cada vez mais a melhoria da qualidade do serviço prestado à população.