Mundo Novo – MS – O 12º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente iniciou nesta semana o Projeto “Jovem Bombeiro no Enem”, projeto este de iniciativa do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do MS, a ser implantado nas unidades Bombeiros Militares do Estado com intuito de oferecer apoio pedagógico aos estudantes do ensino médio, na preparação para prova do Enem/2021 e possibilitar a oportunidade a esses alunos o acesso ao ensino superior.
No 12ºSGBM-Ind, o comando da unidade realizou a adaptação de uma sala de aula com acesso à internet para implantação do projeto através de videoaulas. A coordenação e orientação do projeto está a cargo do 1º Sargento Pedroso, que auxilia aos demais militares em sua execução, bem como os alunos participantes no aprendizado disponibilizando material complementar de estudos.
Foram ofertados aos alunos um kit básico para auxiliar nos estudos, contendo caderno, lápis, borracha, apontador e caneta, cedidos pela Secretaria Estadual de Educação, através da Escola Estadual Castelo Branco, e pela Unidade do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo.
O projeto Jovem Bombeiro no Enem tem por objetivo proporcionar ao jovem de baixa renda a oportunidade de melhorar seus estudos com vistas as provas do Enem. No artigo 205 da CF:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Assim, o Corpo de bombeiros Militar do Estado do MS, ciente de sua responsabilidade social, oferece o curso preparatório para o Enem a estudantes de baixa renda, entendendo estar cumprindo um papel importante para a promoção social de uma sociedade mais justa e igualitária através da educação.

O local de elaboração do projeto tem a capacidade de atender 15 alunos, sendo adotadas todas a medidas de biossegurança necessárias, como uso de máscaras, aferição de temperatura antes do início das aulas, higienização das mãos com álcool 70% entre outras que se fizerem necessárias.