Mundo Novo – MS – O comando do 12º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente iniciou, nesta manhã de segunda feira (27 de fevereiro), o calendário de instruções com a tropa, abordando o tema Atendimento Pré-hospitalar com os assuntos sobre Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) em deslocamento, biossegurança e maneabilidade e operação da autoclave.

Após a passagem de serviço, a Comandante da Unidade, Capitã Janaine, reuniu o todo efetivo da unidade e os dividiu em equipes de 3 militares para a realização inopinada de um simulado de atendimento a uma vítima de parada cardiorrespiratória que precisava ser transportada, onde foram verificadas as habilidades e dificuldades de cada militar.

O protocolo de RCP descreve ações para o Suporte Básico de vida (SBV), no qual deve-se aguardar a chegada do Suporte Avançado de Vida (SAV) para que seja realizada a remoção da vítima até o hospital. No entanto, muitos municípios não possuem SAV, sendo necessário o transporte deste paciente pela própria equipe de Suporte Básico de Vida até a Unidade de referência.
Em sala de aula, a Soldado Córdoba, especialista em Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar, ministrou a instrução sobre como realizar o RCP em deslocamento, onde foram passadas as técnicas de realização, bem como tirada as dúvidas de cada militar.
Na sequência houve a instrução teórica e prática sobre Biossegurança, maneabilidade e operação da autoclave, equipamento imprescindível para a esterilização dos materiais utilizados no atendimento pré-hospitalar da Unidade de Resgate – UR.
Esta instrução foi realizada com todo efetivo disponível, visto que todos os militares do 12º SGBM-Ind fazem um rodízio nas viaturas operacionais conforme a escala de serviço diário. Ao final, foi realizada uma avaliação com os militares com a finalidade de verificar a receptividade das dos assuntos abordados.









