Três Lagoas (MS) – Nesta Sexta-feira(09), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar terminou o “Curso Básico de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos – CBAEPP II 2018/CBMMS” com a capacitação de 20 bombeiros militares.

Solenidade de abertura com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Câmara Municipal, Exército Brasileira e diversos outros órgãos.
Com início na última segunda-feira(05), os bombeiros participantes assistiram, logo após a solenidade de abetura, uma palestra inaugural com um especialista do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul(IMASUL), Dr. Luiz Mário, sobre fiscalização e crimes relacionados ao meio ambiente durante transporte ou acidentes envolvendo produtos perigosos.
O CBAEPP II 2018/CBMMS, contou com a participação de 12 bombeiros militares de outras regiões do Estado: Coxim, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Chapadão do Sul e Maracaju, sendo um dos objetivos do curso a padronização e atualização de procedimentos operacionais com emergências com produtos perigosos.
Foto após a finalização do exercício simulado realizado em 09.11.18 com apoio do PAM TL, Diversas pastas da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Defesa Civil, Exército Brasileiro e as empresas Videira Transportes – SP e Leituga ambulâncias.

Técnicos da Empresa Videira – SP, que prestam serviços de transporte de produtos perigosos, ministram instrução de transbordo de carga com uso de bombas pneumática.

Alunos do curso em visita técnica nas dependências da empresa Nouryon realizando instrução com equipamentos para confinamento, contenção e transbordo de carretas que carregam acido sulfúrico ministrado por profissionais da transportadora Videira – SP.

Instrução para aplicação do chamado “Kit A” para emergências com vazamentos do gás cloro em cilindros de 68 Kg.
O curso contou com o total apoio da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental para as instruções e apoio logístico aos bombeiros militares que se deslocaram outros locais do Estado para realizarem o curso operacional.

Técnicas para equipagem operacional com roupas encapsuladas valvulares que compuseram o “nível A” de proteção contra produtos químicos.

Treinamento com montagem de corredor de redução de descontaminação usando método de diluição com água.
A empresa White Martins, que possui uma base na cidade, produz na região os chamados “criogênicos” que também são classificados como perigosos por suas características asfixiantes ou comburentes e serem transportados em temperaturas bem abaixo de zero.
O currículo executado, após aprovação do Comando Geral e Diretoria de Ensino, Pesquisa e Instrução do CBMMS, teve como base os cursos realizados pelos instrutores em outros locais do país como: Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, Goiás e Espírito Santo e também de cursos livres oferecidos pela empresa Suatrans(HAZMAT – Níveis Operações e Técnico).
A Solenidade de abertura foi realizada no SEST/SENAT de Três Lagoas com a presença de representantes da prefeitura municipal, P2R2, Exército Brasileiro, Câmara Municipal e diversos outros órgãos.

Especialista da Polícia Rodoviária Federal ministra instrução sobre fiscalização de produtos perigosos nas rodovias de nosso Estado e País.
Com autorização do alto comando da instituição bombeiro militar, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar disponibilizou dois instrutores e um monitor da cidade de Campo Grande para auxiliar nas instruções; 2º Tenente BM Xavier, Soldados BM Jolo e Baroni

Os alunos obtiveram conhecimento básico sobre diversos tipos de equipamentos utilizados em ações de emergências como: detectores multigases, material absorvente e anticorrosivos, batoques e braçadeiras para contenção e uma variedade de filtros e mascaras específicos.

Técnica de improviso de piscinas com pranchas para confinamento de produtos ou uso em corredor de redução de descontaminação.

Procedimentos de transbordo de produto perigoso corrosivo sendo iniciado após ação de extração de vítimas e segurança do local garantida pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Uso de braçadeiras de diversos tamanho para contenção de vazamento durante pista de teste físico executado durante o curso.

Técnica de acondicionamento de resíduos ou produtos químicos em local controlado e segura para derramamentos em tambores, Spill Drum.

O Técnico em segurança do trabalho João, representando a empresa Nouryon, apresentando os locais de risco onde são transportados e produzidos diversos produtos perigosos.

Palestra com a Engenheira Química Maria da Glória sobre o gás natural, representando a empresa MSGÁS.

Avaliação teórica dos alunos com um nível de dificuldade elevado de visibilidade e condições físicas reduzidas.