Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas lança Projeto CAMPEÕES DO AMANHÃ

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 5, 2016 as 10:51 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar Lança em Três Lagoas o Projeto Campeões do Amanhã, uma iniciativa do 5º Grupamento de Bombeiros Militar. Trata-se de um projeto de férias, para crianças na faixa etária de 4 a 8 anos, tendo como ferramenta didático-pedagógica o futebol de salão (baby foot), podendo participar crianças da comunidade e filhos de bombeiros.

A ideia do projeto, que se iniciou no último sábado (3), foi motivada pelas constantes visitas de pais a unidade, trazendo seus filhos interessados em conhecer o trabalho dos bombeiros militares, que são para as crianças grandes heróis que salvam vidas.

A procura das crianças por conhecer o Corpo de Bombeiros Militar é também motivada pelo Programa Bombeiros do Amanhã desenvolvido pelo 5º GBM em parceria com a Prefeitura Municipal. Programa este destacado no ano pela 1ª Olimpíada Sul-Mato-Grossense dos Bombeiros do Amanhã sediada em Três Lagoas.

O Projeto Campeões do Amanhã tem como Objetivo Geral contribuir na formação de futuros cidadãos por meio do esporte, buscando a inclusão social com iniciativas e ações técnico-pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social e competitiva de forma consciente e reflexiva.

Quanto aos objetivos específicos enumeram-se os seguintes: Promover o intercâmbio social, a solidariedade e a convivência comunitária por meio do futsal; Favorecer o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria; Aprender a seguir regras e ter noção de limites; Trabalhar noções de hierarquia, disciplina e cidadania; Oportunizar a participação em eventos esportivos, como: torneios e campeonatos; Proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação às pessoas e ao ambiente vivenciado; e Estimular a prática regular e saudável de atividades físicas.

“A cidade de Três Lagoas apresenta, hoje, uma carência muito grande de projetos sociais destinados a crianças, que é um público bastante expressivo no município. Uma boa parte deste público infantil passa por uma série de problemas de ordem educacional, social, comunitária e, também, familiar, devido a fatores, como: salas de aula com excesso de alunos; falta de creches; desestruturação familiar; dentre outros; que afetam diretamente o desenvolvimento de cada criança. Nesse contexto, faltam, portanto, mais ações de órgãos públicos e privados (políticas públicas) direcionadas a essa faixa da população. Assim, o Projeto Campeões do Amanhã vem preencher essa lacuna nas políticas públicas do município em relação ao público infantil”, pontua o Comandante do 5º GBM, Tenente-Coronel Bombeiro Militar Arruda.

“A expectativa é que, terminada as férias, o aprendizado adquirido, que vai além do jogar bola, transponha a quadra, as instalações do quartel e incorpore também à vida privada e comunitária da criança”, finaliza o Soldado Bombeiro Militar Roceli, Coordenador do Projeto.

img-20161130-wa0074

img-20161130-wa0075

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.