AQUIDAUNA/ANASTÁCIO – O Corpo de Bombeiros Militar promoveu, na última semana, em parceria com a Marinha do Brasil – Capitania Fluvial do Pantanal, a habilitação de vinte bombeiros militares como tripulantes de embarcações públicas. Outros sete militares puderam revalidar suas habilitações.
O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) é requisito essencial para a condução de embarcações públicas de até seis metros de comprimento e com propulsão a motor. Foram cinco dias de instrução realizada na sede do 9º Batalhão de Engenharia “Carlos Camisão” e no Rio Aquidauana, nos quais os instrutores da Marinha do Brasil abordaram, dentre outros assuntos, as legislações inerentes, aspetos de segurança, meteorologia e instruções práticas de pilotagem.
A área de atuação do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente é cortada por importantes rios, como o Aquidauana, o Miranda e o Negro, os quais são muito utilizados para atividades de pesca e lazer, razão pela qual a Corporação é constantemente acionada para atender a vítimas de acidentes aquáticos. Diante desta realidade, o curso em questão teve o importante papel de ampliar o rol de militares aptos a conduzir os barcos e o bote inflável disponíveis para pronto atendimento ao cidadão.