Por ocasião do Carnaval são realizados, em todos os municípios, inúmeros bailes e celebrações diversas, onde é comum a prática de excessos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, assim como atos de violência, excesso de lotação em ambientes fechados (e muitas vezes inadequados para o ingresso de crianças e adolescentes), dentre outros.
O Corpo de Bombeiros Militar estará atuando na Capital e em 23 municípios do interior do Estado onde existe Unidades Bombeiro Militar no período de 05 a 10 de fevereiro.
Foram solicitados reforços de 150 Alunos Soldado BM que atualmente estão lotados na Academia Bombeiro Militares para estagiarem na Capital e 52 militares do administrativo e operacional para atender os seguintes municípios que solicitaram reforços: Fatima do Sul; Costa Rica; Miranda; Paranaiba; Porto Murtinho; Bataguassu; Aquidauana; Chapadão do Sul e Amambai.
Neste período de carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar estará também realizando uma operação de vistorias em todos os locais onde houver os festejos, ou seja, em clubes sociais, logradouros e Balneários, com a finalidade de prevenir eventuais acidentes.
Como nos anos anteriores, a fiscalização realizada pelos militares do Corpo de Bombeiros terá um papel fundamental para dar segurança nos pontos de festa, além de evitar que possíveis tragédias ocorram. Nos clubes sociais, existe a necessidade de certificação para que o evento transcorra seguindo todas as exigências técnicas. Se o local já tiver certificado, serão verificadas as alterações que serão promovidas. Nos logradouros e outros pontos de folia serão verificados as condições de segurança de estruturas de palcos e arquibancadas, assim como dos camarotes, som e iluminação.
Durante este período o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) estará conscientizando a população com a campanha de orientações.
A campanha vai alertar a população para os cuidados durante o feriado prolongado de Carnaval. A estratégia da corporação será o uso do site da corporação e das redes sociais para atingir o maior número de pessoas e conscientizar os foliões para a importância da prevenção.
As mensagens que serão postadas e vão chamar a atenção para os afogamentos, acidentes automobilísticos e comportamento em locais onde haja grande concentração de pessoas. A ideia de usar as redes sociais é uma forma de atingir um público diversificado e com maior agilidade, porque as oportunidades são muitas neste ambiente virtual, principalmente porque podemos levar nossas dicas de prevenção a públicos formadores de opinião em uma escala muito maior do que a alcançada com o material impresso, além disso, contribuímos para que haja menor utilização de papel e consequentemente menos sujeira nas ruas.
Entre as dicas de segurança que serão veiculadas pela campanha estão os cuidados com os afogamentos. A orientação é para que a pessoa evite ingerir bebida alcoólica antes de procurar locais para nadar. “É recomendável também evitar brincadeiras perigosas em cachoeiras e procurar locais conhecidos para a diversão segura, para cada situação existe um comportamento esperado e cada um deve adotá-lo como medida de autoproteção”.
O Corpo de Bombeiros Militar lembra que por meio dessas medidas seja esperado que não ocorram acidentes relacionados à questão da segurança de estruturas.
De modo geral, as restrições mais comuns apresentadas pelos locais que receberão os foliões são: a ausência de projeto de proteção contra incêndio e pânico, a falta de iluminação de emergência, a ausência de extintores, a ausência de sinalização para rotas de fuga e saídas de emergência, assim como a falta de proteção lateral para escadas.
Algumas orientações são bem conhecidas, mas é sempre bom estar atento.
– Antes de sair de casa, deixe os registros de gás bem fechados;
– Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões, lareiras, cinzeiros ou velas acesas;
– Se beber não dirija. Vá de táxi ou de transportes públicos;
– Se alguém se sentir mal perto de você, chame o Corpo de Bombeiros Militar ou qualquer pessoa do serviço de saúde;
– Em aglomerações, mantenha crianças sob constante vigilância;
– Se levar seus filhos com você, esteja atento para não perdê-los de vista, identifique-os com pulseiras ou crachás plastificados contendo seu nome e seu telefone;
– É importante manter a criança hidratada;
– Se encontrar uma criança perdida verifique se ela está com uma pulseira de identificação com os telefones dos responsáveis para contatá-los; se não, leve-a a um posto do Corpo de Bombeiros Militar ou da Polícia Militar;
– Evite que as crianças se aproximem do sistema de som, pois pode haver prejuízo para a audição. A surdez é irreversível.
– Crianças não devem ser colocadas em cima de trios elétricos.
– Evite lugares lotados. Para as crianças, a melhor opção são as matinês.
– Beba muita água mineral e sucos de frutas naturais.
– Leve em sua bagagem seus remédios de uso contínuo para evitar problemas de não os encontrar para comprar na cidade em que você estiver.
– Devido ao período quente, o recomendado é utilizar fantasias leves e arejadas, inclusive os calçados.
Para Evitar acidentes
Com afogamentos, orientamos para que:
– Mesmo que saiba nadar, antes de entrar em locais como rios ,lagos ou picinas, verifique as placas de identificação que indiquem PERIGO.
– Alimente-se com moderação, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica.
– Não entre na água depois de ingerir bebidas alcoólicas e alimentos em demasia.
– Nunca nade sozinho;
– Nunca deixe crianças sozinhas;
– Redobre os cuidados com as crianças em lugares com piscinas.
– Não deixe crianças aos cuidados de estranhos.
– Não permaneça perto de embarcações;
– Respeite a sinalização do local.
Automobilísticos
– Se beber, não dirija;
– No trânsito, mantenha a calma;
– Cuidado nos cruzamentos durante a noite;
– Respeite o limite de velocidade e atenção para a sinalização de trânsito;
– Use o cinto de segurança;
– Prefira viajar de dia, quando a visibilidade é maior.
Em locais públicos
– Informe-se onde estão as saídas de emergência;
– Abandone o recinto de forma ordenada, sempre respeitando a ordem de saída;
– Procure sempre por locais onde haja o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Lembramos que caso observe alguma irregularidade informe o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência: 193.