O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da Diretoria de Saúde, iniciou, no mês de fevereiro, o Cuidando de quem cuida, um projeto inédito da Corporação, com foco na saúde e no bem-estar dos seus militares.
A iniciativa abrange ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos bombeiros militares, por meio da avaliação e reavaliação das condições físicas antropométricas do efetivo e o tratamento dos dados obtidos.
Para isso, a corporação investiu na aquisição de aparelhos modernos de bioimpedância. Os equipamentos estão sendo utilizados pelos Oficiais Especialistas de Educação Física na realização das avaliações individuais de cada bombeiro.
“Esse trabalho está sendo feito com toda a nossa tropa. É um projeto que tem como foco principal a saúde dos nossos militares, para que os oficiais da diretoria de saúde orientem cada bombeiro, indicando a melhor rotina de treinamento, alimentação e outras atividades que proporcionem mais qualidade de vida”, disse o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.
O exame fornece dados importantes sobre a composição corporal, como porcentagem de gordura e massa muscular, entre outros.

A Tenente Rosana Lopes, uma das oficiais especialistas em Educação Física do CBMMS, explicou que os dados são primordiais para avaliações de diagnóstico e prognóstico das condições de saúde dos militares, auxiliando nas tomadas de decisões voltadas às ações de educação, promoção e prevenção da saúde do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.
“A avaliação de bioimpedância será realizada para todos os bombeiros da ativa, inclusive no interior. Isso é importante porque teremos dados da composição corporal e de saúde da nossa tropa, podendo assim planejar e desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde. O nosso foco será na melhoria da qualidade de vida dos nossos militares”, explicou.
Ela destacou ainda que a equipe fará visitas em todas as unidades do CBMMS para a coleta de informações, que abrangem histórico de saúde e estilo de vida. Com isso, será realizado o monitoramento de progresso, identificação das necessidades de cada militar, planejamento de metas, identificação de risco e prevenção de lesões, entre outras ações.
Inicialmente, o projeto está atendendo os militares da Capital, em uma sala montada no Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Para isso, o bombeiro militar deve entrar em contato com a Diretoria de Saúde, por meio do telefone (67) 99643-4664 e agendar a avaliação.
Nas unidades do interior, as avaliações serão realizadas entre os meses de maio e junho, com datas agendadas para cada uma delas e aviso antecipado para que os militares possam se organizar.
No entanto, militares lotados no interior, mas que estejam de passagem por Campo Grande, já podem agendar e realizar a bioimpedância.
A expectativa é que o acompanhamento constante e individualizado garanta prevenção de doenças e auxilie no bem-estar dos bombeiros militares, refletindo também em um melhor atendimento prestado à população.
Fotos: Cabo Paulon/CBMMS
Assessoria de Comunicação.
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!