Campo Grande (MS) – Desde o dia 3 de maio, sexta-feira, a equipe composta por 9 especialistas do CBMMS tem trabalhado ininterruptamente no resgate e salvamento das vítimas das inundações de São Leopoldo no estado do Rio Grande Sul (RS). Esses militares são treinados para lidar com as mais diversas situações de emergência, demonstram não apenas capacidade técnica, mas também habilidades físicas, emocionais e mentais necessárias para enfrentar desafios como os enfrentados no RS.

Aprimoramento aquático e treinamento militar:
No curso de formação de soldado, que abrange mais de 1.600 horas-aula, mais de 200 horas são dedicadas ao treinamento em ambientes aquáticos, incluindo natação, salvamento aquático e introdução ao mergulho. Após a conclusão desse curso, os soldados têm a oportunidade de se especializarem em uma das áreas aquáticas oferecidas durante o treinamento inicial.
As especializações em salvamento aquático e em mergulho incluem treinamentos específicos em primeiros socorros em ambientes aquáticos, técnicas de resgate e salvamento, atividades inerentes à função de guarda-vidas, apneia e resistência física em mergulho em profundidades superiores a 5 metros. A duração e o conteúdo do curso de especialização variam de acordo com a Corporação Bombeiro Militar que o ministra, podendo durar entre 45 e 60 dias, totalizando mais de 180 horas-aula. Ao todo, são mais de 80 militares especializados em salvamento aquático e em mergulho.
Acompanhe abaixo os trabalhos de resgate e salvamento em São Leopoldo:
A dedicação e o profissionalismo dos bombeiros militares do CBMMS, com seu treinamento especializado em resgate aquático e mergulho, tornam-se ainda mais relevantes diante da situação crítica enfrentada no Rio Grande do Sul. Hoje, quinta-feira (9), segundo dados da Defesa Civil do RS registrou-se 107 o número de mortos e 232,1 mil pessoas deslocadas de suas casas. As equipes de resgate e assistência do CBMMS têm trabalhado, debaixo de sol e chuva, sem parar com objetivo de oferecer uma resposta coordenada e eficaz.
Enquanto as condições climáticas continuam instáveis, com previsão de chuvas intensas em várias regiões, a atuação ininterrupta desses bombeiros é crucial para enfrentar os desafios iminentes. Sua presença contínua nas áreas afetadas, aliada ao seu preparo técnico e físico, é um elemento fundamental no esforço de socorro. Para aqueles que desejam contribuir com os esforços de assistência às vítimas das enchentes, é possível encontrar informações e recursos no site oficial da Secretaria de Comunicação do estado do Rio Grande do Sul.
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!