Campo Grande (MS) – Neste sábado (10), a população terá a oportunidade de se vacinar contra a gripe em uma ação especial promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS). O “Dia D” de vacinação acontece das 8h às 16h no Quartel Central do CBMMS, localizado na Rua 14 de Julho, esquina com a Rua Sete de Setembro, nº 408, no centro da capital.
A iniciativa visa ampliar o acesso à imunização, oferecendo um ponto estratégico para facilitar o atendimento à população, com mais comodidade e segurança.
“É a segunda vez durante a campanha deste ano que o Corpo de Bombeiros se mobiliza junto com a Secretaria de Estado de Saúde para oferecer esse drive-thru de vacinação à população. A primeira ação aconteceu entre os dias 2 e 17 de abril e centenas de pessoas foram vacinadas. Agora, o objetivo durante o dia D é garantir facilidade de acesso a mais pessoas, ampliando a cobertura vacinal, principalmente nesse período em que o Brasil enfrenta o aumento de casos de doenças respiratórias”, explicou o diretor da Diretoria de Saúde do CBMMS, Coronel Antonio Cezar Pereira da Silva.

O Dia D é uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde para intensificar a campanha de vacinação contra a influenza antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A ação ocorre de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com a participação conjunta do Governo Federal, estados e municípios.
Em todo o país, a meta é vacinar 90% do público-alvo — mais de 81,6 milhões de pessoas — incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, população em situação de rua, entre outros grupos prioritários.
A imunização é gratuita e também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.
A campanha teve início no dia 7 de abril e deve se estender até o fim do mês. A expectativa é vacinar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e 1,6 milhão de gestantes, entre outros públicos prioritários. Para garantir a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 51,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados e o Distrito Federal.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!