Efetivo do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Naviraí realiza teste para identificação do novo coronavírus

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 4, 2020 as 13:17 | Voltar

Naviraí (MS) – Durante a primeira semana de setembro/2020, foram realizados, na sede do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Naviraí, testes para identificação do novo coronavírus em todo efetivo do quartel.

A realização dos testes é fundamental para identificação de bombeiros militares que já tenham contraído a doença e adquiriram imunidade, dos que não contraíram, bem como possíveis casos positivos junto à tropa. As informações servem para subsidiar e definir ações de enfrentamento da COVID-19 (SARS-CoV-2) por parte do CBMMS e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Testes realizados:

Foram realizados os testes rápidos IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M). Ou seja, IgM positivo significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e daí se deduz que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença havendo a possibilidade do microrganismo estar circulando no paciente naquele momento. Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.

Medidas de Prevenção:

Entre as recomendações dos técnicos para prevenção à doença, estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;

Os testes foram realizados pelos militares: 1º Ten BM Oldair, 3º Sargento BM Ribeiro e Sd BM H. Rocha, os quais receberam capacitação em Dourados para realizarem o procedimento.

O 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar destaca a importância dos testes e das medidas de prevenção ao novo coronavírus, visando a proteção de todo efetivo, além de evitar que a doença se propague entre os militares e a população atendida pela Corporação.

Fontes: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1739-o-que-e-igg-e-igm;

http://www.ms.gov.br/secretaria-estadual-de-saude-alerta-e-orienta-municipios-sobre-coronavirus/

Publicado por: Alex Fernandes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.