Campo Grande (MS) – Três militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) participaram, na Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília/DF, entre os dias 31 de março e 11 de abril de 2025, do curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático) – Nível Multiplicador.
A formação é destinada a servidores das forças de segurança pública e capacita estes profissionais para atuarem como referências na multiplicação e certificação do APH Tático aplicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o território nacional. Durante o curso, o Ministério da Justiça lançou o Manual de Atendimento Pré-Hospitalar Tático.

Sargento Ana Lúcia em simulação de atendimento durante o curso.
Representaram o CBMMS o Tenente Marcelo Sampaio Ocampos, a Sargento Ana Lúcia Francelino Cristaldo e o Sargento Wellington Castro da Silva. Os militares do CBMMS se destacaram nas primeiras colocações do curso, sendo que a Sargento Ana Lúcia foi a primeira colocada na classificação geral.
Com a conclusão do curso, os três militares ficam habilitados para multiplicar o conhecimento sobre APH Tático para o restante do efetivo do CBMMS e outras forças de segurança.

Sargento Ana Lúcia, Tenente Sampaio e Sargento Wellington.
O objetivo é melhorar o atendimento prestado pela Corporação a sua tropa e à população em geral.
O curso contou com a participação de 26 operadores de segurança das regiões Sudeste e Centro-Oeste, entre eles, policiais militares, policiais civis, policiais penais e bombeiros militares. Um dos requisitos para participar da formação era apresentar um currículo mínimo de experiência em APH Tático.
Importância do APH Tático

Simulação de procedimento de APH Tático em combate.
O APH Tático é aplicado em operações policiais, combate militar, ações que exijam o uso progressivo da força e material bélico. O domínio desse tipo de atendimento visa prestar atendimento ao operador ferido em combate ou nas ações de resgate sob confronto armado, em campo tático, em evacuações táticas e em situações de desastres.
O atendimento durante o APH tático é realizado por grau de prioridade, seguindo a sequência de controle de sangramento maciço, controle das vias aéreas, manutenção da respiração, manutenção da circulação e prevenção de hipotermia (M-A-R-C-H).
Assessoria de Comunicação
CBMMS: Há 55 anos, nós somos por você!