Caarapó (MS) – O que poderia ter sido uma tragédia para os pais da pequena A.L.K.S, de apenas 30 dias de vida, transformou-se em alívio e agradecimento aos bombeiros do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar, em Caarapó.
Talita ligou para o 193, às 8:25 h deste sábado, 09/04, pedindo socorro para salvar sua filha, que estava ficando roxa, em decorrência de obstrução das vias aéreas pelo leite materno. O sargento Cláudio, pelo telefone deu as primeiras orientações à mãe, orientando-a a iniciar imediatamente os procedimentos de tapotagem (tapinhas nas costas), visando à desobstrução.
Depois de trinta segundos, a mãe ainda desesperada, informou que a criança não dava sinais de reação. Enquanto ela falava com o sargento, o pai realizava o procedimento.
O bombeiro então deu novas orientações e, finalmente, a criança dessa vez chorou com intensidade, a ponto de o sargento ouvi-la pelo telefone.
Enquanto orientava a mãe, o militar despachou a guarnição formada pelo cabo Joel e soldado Ortiz até à casa da família para concluir o atendimento. Os bombeiros de Caarapó comemoraram o salvamento e levaram mãe e filha até o hospital São Mateus. A médica responsável disse que A.L.K.S passa bem e que foi apenas um susto.
O sargento Cláudio comentou que a tapotagem é um procedimento simples que pode salvar vidas como a da filha de Talita Reis. “Conscientizamos a população, inclusive nas redes sociais, como forma de minimizar situações adversas e riscos de morte“, finalizou o sargento.