Campo Grande (MS) – Em meio a tantas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul há aquelas que se destacam e fazem com que os militares se orgulhem ainda mais da profissão escolhida. Foi o que aconteceu nesta semana, quando em menos de 12 horas as equipes da Unidade de Resgate (UR) e da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA) do CBMMS foram responsáveis por trazer ao mundo duas novas vidas ao realizar partos de emergência.
O primeiro caso aconteceu na madrugada de quarta-feira, quando a equipe da Unidade de Resgate (UR) foi acionada para realizar o transporte de uma gestante até o Hospital Regional. Porém, durante o deslocamento, perceberam que não daria tempo de chegar ao destino. A URSA foi então acionada e o parto aconteceu dentro da viatura, emocionando não só a mãe, como também toda a equipe que auxiliou no nascimento.

“Interceptamos a viatura UR no caminho para o hospital e realizamos o parto. A paciente estava coroando o bebê e o parto foi realizado sem intercorrências . Após isso, prestamos toda a assistência à mãe e à criança e encaminhamos os dois ao Hospital Regional”, explicou o Tenente médico Miranda, que realizou o parto.
Emocionado, ele falou da alegria em poder participar de um momento tão importante, destacando que a missão do bombeiro militar será sempre a de levar alento, conforto e segurança nos momentos difíceis, ou ainda, o de auxiliar em momentos felizes como esse.
“É uma satisfação muito grande poder trabalhar com o que a gente ama e saber que o que a gente estudou e se propôs a fazer tem uma relevância muito importante para a sociedade. Na nossa profissão, além de poder levar alento nos momentos difíceis de medo e de insegurança, temos a satisfação de poder ter muitos finais felizes e essas situações nos deixam com o sentimento de missão realizada mesmo, de felicidade plena. Fico muito feliz em ajudar a trazer vida e trazer vida com segurança, como foi nesse caso”, concluiu.
O segundo caso, não menos emocionante, mas também inusitado, foi registrado na manhã de quarta-feira. A gestante, que havia planejado todo o parto e realizado visita à maternidade escolhida para o procedimento, acabou sendo surpreendida pelas contrações antes da data prevista. Porém, enquanto seguia para hospital por meios próprios junto com o esposo, o carro do casal teve problemas no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com a Manoel da Costa Lima, momento em que ela entrou em trabalho de parto. Frente à situação eles acabaram pedindo auxílio no quartel do Corpo de Bombeiros do Bairro Guanandi. Imediatamente a UR iniciou o atendimento e mais uma vez acionou a URSA. A criança nasceu dentro do carro da família, com o apoio das duas equipes do CBMMS.
“Fomos acionados para essa ocorrência obstétrica por volta das 10h30. Ao chegar ao local a criança havia acabado de nascer pelas mãos da própria mãe, no banco da frente do passageiro. Realizamos então o primeiro atendimento. Felizmente o bebê nasceu super bem, chorando, respirando normalmente, com nível de vitalidade muito alto e nós levamos os dois em segurança para o Hospital Regional”, explicou o Tenente médico Prado.
Ele lembrou ainda que já havia se emocionado ao ver a foto do parto realizado poucas horas antes pela equipe do CBMMS e que não imaginou que atenderia caso semelhante no mesmo dia. “Foi emocionante demais. Estamos acostumados na URSA a atender ocorrências de intercorrências clínicas, com pacientes que na maioria das vezes já apresentam comorbidades, pacientes graves e também vítimas de acidentes de trânsito ou feridos com arma branca e arma de fogo. Participar de um parto é vivenciar o outro extremo. É sensacional e diferente do que realizamos no dia-a-dia. Inclusive eu havia visto o parto feito pelo Tenente Miranda e achei emocionante, mas não imaginava que eu iria passar pela mesma situação tão rápido”, contou.
As duas ocorrências evidenciam a importância do Corpo de Bombeiros e o preparo dos militares não apenas no combate a incêndios e salvamentos, mas também em situações de emergência que exigem um atendimento humanizado e técnico. O apoio à comunidade é uma das prioridades da corporação, que se dedica diariamente a salvar vidas.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!