O Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Coronel Adriano Noleto Rampazo, participou, nesta terça-feira (13), de reuniões por videoconferência com presidentes de sindicatos rurais e produtores do Estado para debater as ações de enfrentamento aos incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense.
O foco das reuniões foi detalhar o funcionamento da Operação Pantanal e ouvir as demandas e sugestões dos produtores que, muitas vezes, vivenciam os incêndios em suas propriedades.
Atuando como comandante da Operação Pantanal, ao abrir a discussão, Coronel Rampazo destacou que o diálogo com todos os envolvidos na situação é fundamental para garantir a eficácia das ações, além de colaborar para um melhor planejamento e para a escolha das estratégias de combate.
“As condições vivenciadas nesta temporada de incêndios florestais são parecidas com as que enfrentamos em 2020. Infelizmente não conseguimos estar em todas as propriedades, mas estamos direcionando os esforços para atender os chamados o mais rápido possível”, afirmou.

Durante a videoconferência, ele mostrou aos produtores como é organizada a operação, bem como a estrutura, os recursos mobilizados e as áreas de atuação das equipes, destacando que o compromisso é o de acabar com o fogo logo no início, mas em caso de gravidade, a prioridade é sempre proteger as vidas e as propriedades.
“Temos sim uma estrutura grande, com muitas pessoas, mas é impossível estar em todos os lugares. Enfrentamos também dificuldades de acesso. A partir de agora a estratégia será outra. Nosso objetivo será garantir um pronto atendimento para evitar a ocorrência de grandes incêndios. Para isso, contamos com a ajuda dos produtores. Caso identifiquem focos de incêndios, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente. Queremos evitar que esses focos tornem um grande incêndio”, anunciou o comandante.
O novo planejamento abrange também a realização de mais sobrevoos com as aeronaves disponíveis para a identificação precoce dos focos.
O Subcomandante lembrou ainda que o ritmo de trabalho das equipes de combate não mudou após chuvas que caíram na última semana e que ajudaram a minimizar a situação. “Em campo o esforço permanece. Todos os militares empenhados na operação continuam mobilizados realizando in loco ações de monitoramento e o rescaldo das áreas. Esse empenho é fundamental para a contenção dos focos remanescentes”, disse.
Os produtores rurais que participaram da reunião agradeceram a oportunidade de dialogar com o Copo de Bombeiros e falaram das principais dificuldades e das sugestões, se comprometendo também a continuar a parceria com a corporação.
Também participaram da reunião os militares Capitão Pedroso, Capitão Quintana, Capitão Hamad, Tenente Santos e Soldado Leonardo Souza.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!
