Campo Grande (MS) – A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) recebeu, na tarde desta quarta-feira (02), o “Mergulho 01”, embarcação que foi totalmente adaptada para atender às necessidades do trabalho de resgate aquático.
A entrega foi realizada pelo Subcomandante-Geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo, junto com a equipe do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM) da Corporação, responsável pela execução do projeto de adaptação. Além do barco personalizado, a equipe também recebeu uma nova viatura que será utilizada no deslocamento para o atendimento às ocorrências.

Ao entregar os novos veículos, o Subcomandante destacou que o trabalho de resgate aquático é muito importante, já que o Estado de Mato Grosso do Sul conta com muitos rios em seu território, o que favorece a ocorrência de acidentes que necessitam do atendimento ágil dos profissionais da Corporação.
Ele destacou ainda que as melhorias foram viabilizadas graças à parceria com o governo do Estado.
“Hoje, o Governo do Estado está proporcionando essa oportunidade de nós estarmos olhando com mais atenção às especialidades da instituição. Além desse barco, que foi feito exatamente da forma como os mergulhadores pediram, estamos entregando também a viatura para que esses militares tenham mais segurança e conforto durante esse trabalho, que exige especialização, treinamento, disposição e muito vigor físico”, afirmou Coronel Rampazo.

A embarcação “Megulho 01” é a primeira unidade da corporação totalmente modificada e estruturada para atender às necessidades específicas dos mergulhadores. O projeto foi desenvolvido pela equipe de manutenção do CBMMS, em parceria com os próprios mergulhadores, garantindo que a embarcação fosse adaptada para o transporte seguro de vítimas e equipamentos essenciais, como cilindros de mergulho e outros materiais especializados.
“Para nós, mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar, é muito importante receber essa embarcação que está adaptada para as necessidades das ocorrências que nós atendemos. Sempre utilizávamos barcos comuns e detectávamos algumas falhas e outras coisas que precisavam ser aprimoradas. Isso foi solicitado à equipe do CSM e agora temos esse barco que atende essa demanda”, explicou o Capitão Rodrigo Bueno, mergulhador do CBMMS.
Já o Tenente Lucas Saldanha, que é engenheiro mecânico e um dos responsáveis pela execução das melhorias.
“Essa era uma demanda da equipe de mergulhadores e que chegou para nós, do CSM. Elaboramos um projeto que atendesse especificamente esses profissionais e fizemos toda a adequação necessária. A principal diferença das embarcações comuns é que nessa nós instalamos compartimentos para o transporte de vítimas e para acomodação dos cilindros de mergulho, instalamos tomadas, drenos e outras adaptações. É um projeto pensado com bastante detalhes, pelas duas equipes, permitindo maior agilidade e eficiência nas ocorrências, mais segurança e rapidez nos resgates, além de melhorar a logística do transporte de vítimas e dos nossos profissionais”, afirmou o Tenente Saldanha.
Além do barco, a equipe de mergulho recebeu também uma nova viatura, que será utilizada para o deslocamento dos profissionais até os locais de ocorrência. O reforço nos equipamentos demonstra o compromisso do Governo do Estado e da Corporação no aprimoramento constante da estrutura.

Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!