Campo Grande (MS) – A equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) conquistou a 7ª colocação ao participar do Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (CONESV), realizado entre os dias 22 e 26 de outubro em Serra, no Espírito Santo.
Formada por sete militares especializados em salvamento veicular, o grupo se destacou, mesmo após ficar três anos longe das pistas de competição. Durante a participação no evento, a equipe, denominada Pantanal, utilizou equipamentos inovadores, como a prancha scoop e a maca a vácuo, que garantem mais conforto no resgate às vítimas presas em acidentes automobilísticos.
Para o Tenente Wellington Pereira Gomes, que coordenou a equipe, a participação no Congresso e no desafio foi importante para a atualização de conhecimentos, já que o evento reuniu corporações de todo o país com o objetivo de aprimorar técnicas de resgate e promover a troca de experiências entre profissionais da área de emergência.
“A participação sul-mato-grossense representa um marco importante para o estado, reforçando o compromisso do CBMMS com a excelência no atendimento às ocorrências de trânsito e com a segurança da população. Hoje temos aproximadamente 40 especialistas em salvamento veicular espalhados pelo estado, e essa equipe que competiu contou com 7 desses militares especialistas”, explicou.

Ainda segundo ele, a equipe que representou Mato Grosso do Sul conta com bombeiros treinados e com experiência prática em resgates reais. “Antes da competição, o grupo passou por uma fase de treinamento, com simulações realistas, estudo de novas técnicas e integração entre as guarnições, com foco em ocorrências reais e protocolos de atendimento. Com toda certeza, o salvamento veicular é uma das atividades mais complexas e importantes realizadas pelos bombeiros, pois está presente no nosso dia a dia e envolve o resgate de vítimas presas em ferragens após acidentes automobilísticos, exigindo rapidez, técnica e trabalho em equipe. No cotidiano, essas ações são essenciais para salvar vidas e minimizar sequelas, uma vez que cada segundo é decisivo em situações de trauma grave”, reforçou.
No total, o desafio contou com a participação de 24 equipes e, de acordo com os militares do CBMMS, a competição rouxe grande ganho técnico e profissional para os integrantes. O evento possibilitou o contato com novas metodologias, equipamentos modernos e diferentes estratégias operacionais adotadas por outras corporações do país. Agora, os aprendizados serão multiplicados para outros militares da Corporação, beneficiando, principalmente, a população atendida.
Além dele, representaram o CBMMS na competição os bombeiros militares Sargento Abraão Anicésio Bernal, Cabo Matheus Rodrigues Baroni, Cabo Jurandir Antonio Fiorenza Junior, Cabo João Figueiredo Junior, Cabo Cristhian Ramos de Araujo e Cabo Luiz Carlos Müller Miranda Lemes.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), em parceria com diversas instituições voltadas à segurança pública e viária. Além de bombeiros militares e civis, também participaram profissionais da saúde, acadêmicos e estudantes e o público em geral.
Assessoria de Comunicação Social
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!