Campo Grande (MS) – Projetos desenvolvidos por alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito) têm se destacado em competições estaduais e nacionais. Criada em 2018, a escola está localizada na região do bairro Nova Lima e funciona com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, a instituição marcou presença na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), onde foram apresentados seis projetos científicos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Considerada a maior feira de engenharias, tecnologias e ciências da Região Centro-Oeste, a FETEC MS é realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e reúne trabalhos de escolas públicas e privadas em diversas áreas do conhecimento, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e inovação.
Na competição, a escola conquistou o 1º e o 3º lugares na categoria FETEC MS Júnior – Linguística, Letras e Artes, com os projetos “Entre Dados e Palavras: Aprendendo com RPG” e “Letramento no Ensino Fundamental: Explorando a Criatividade e a Narrativa com Inteligência Artificial”.
Além disso, o projeto “Raízes que Criam: Arte Sustentável e Inclusiva Inspirada nas Culturas Kadiwéu e Terena”, orientado pelas professoras Juliana Gonçalves Ramires Rodrigues e Amandha Kaiser da Silva, recebeu Menção Honrosa do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq).
Na categoria FETEC MS Júnior – Ciências Agrárias, a escola também obteve o 3º lugar com o projeto “Transformando Lixo e Resíduos em Conhecimento: Projeto de Separação de Lixo e Compostagem Aplicado ao Ensino Fundamental com Enfoque na Taxonomia de Bloom”.
Já na área de Engenharias, o projeto “Tito Extra Life” conquistou credencial para representar Mato Grosso do Sul na Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FENADANTE/SP).

Os projetos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo e integram as ações das disciplinas da base curricular e dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, promovendo a interdisciplinaridade e a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula.
Finalistas do Liga Jovem
Além do destaque a nível estadual, estudantes do itinerário formativo profissional de Programação de Jogos Digitais, desenvolvido em parceria com o SENAC Mato Grosso do Sul, foram aprovados para a etapa final do programa nacional Liga Jovem, com o projeto Olhos do Pantanal.
O grupo, formado por quatro alunos da escola Tito, representará o estado de Mato Grosso do Sul na etapa final que será realizada em Belém do Pará, no período de 29 de novembro a 04 de dezembro, reunindo equipes de todo o país com propostas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e ao impacto social por meio da tecnologia.
Desenvolvido também ao longo do ano letivo, o projeto Olhos do Pantanal tem como foco usar tecnologia e inteligência artificial para ajudar no combate a incêndios florestais, oferecendo uma solução inovadora que analisa imagens de satélite e fornece informações estratégicas para Corpos de Bombeiros e órgãos ambientais, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente a desastres climáticos.
Oficial Gestor escolar Major Vilson Silva, salientou que todos os resultados auferidos são reflexos de esforços empregados dentro da visão do Cívico Militar na busca atitudinal dos pilares da ordem da organização e da disciplina, valores esses ensinados e preservados diariamente para todo o corpo estudantil desse ambiente escolar. Sobre o projeto Olhos do Pantanal, ele ressaltou a importância do projeto no contexto social e ambiental.
“O trabalho desenvolvido pelos estudantes tem um papel fundamental, pois busca auxiliar no controle do combate a incêndios florestais no Pantanal. É inspirador ver nossos alunos utilizando tecnologia e criatividade para propor soluções que podem gerar impacto real na preservação ambiental e na segurança da população”, disse.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você