Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira (Professor Tito), realizou, na manhã desta quinta-feira (05), a solenidade que marcou o encerramento do ano letivo 2024, com homenagens aos alunos do Projeto Bombeiros na Escola e entrega de certificados do Projeto Bombeiro Educador.
A Escola Cívico Militar de Campo Grande é administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e, além do ensino regular, oferece aos alunos atividades relacionadas ao trabalho bombeiro militar, por meio de projeto como o Bombeiro Educador, onde eles aprendem ações de primeiros socorros e de prevenção, com ensinamentos que podem salvar vidas.

Outro projeto ministrado é o Bombeiros na Escola, que tem uma carga horária de 740 horas, e abrange disciplinas como perigo com fogo, acidente doméstico, segurança no lar, características dos animais peçonhentos, linha de cerol, riscos de choque elétricos, intoxicação medicamentosas, entre outras.
Presente na solenidade, o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Adriano Noleto Rampazo, parabenizou os alunos pelo encerramento de mais um ano letivo e destacou a importância dos conhecimentos adquiridos por eles ao frequentar a unidade.
“O conhecimento que nós temos a oportunidade de passar para os senhores alunos, a doutrina que vocês estão aprendendo aqui na escola, isso ninguém vai tirar de vocês. Isso é para sempre e vocês irão levar para o resto da vida. Aproveitem ao máximo não só o conhecimento pedagógico, mas o conhecimento bombeiro militar, assim como a parte cívica, respeitar e admirar nossa bandeira nacional, a nossa pátria. Agradeço aos pais que disponibilizam seus filhos para que nós pudéssemos repassar esses conhecimentos e deixar esse legado para o nosso futuro, para o futuro dessas crianças e desses adolescentes”, disse.

Já o Diretor da Diretoria de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação (DEIPE) do CBMMS, Coronel Waldemir Moreira Júnior, destacou o importante papel do Corpo de Bombeiros para a educação pública, deixando uma mensagem de motivação aos alunos.
“As oportunidades se abrem através da educação. E poder colaborar com a educação pública é muito satisfatório. Gostaria de trazer uma palavra de esperança para vocês. Assim como nós conseguimos conquistar nossas carreiras e fomos alunos oriundos de colégios estaduais, vocês também estão construindo a história de vocês”, orientou.
O gestor da Escolar Cívico Militar, Major Vilson Silva, agradeceu a presença de familiares dos alunos e dos militares presentes na solenidade e destacou os pilares adotados pela escola.
“Esse é um momento de gratidão. A Escola Cívico Militar pauta pelos pilares da ordem, da organização e da disciplina. E esses três pilares norteiam a formação do cidadão. E é isso que nós preconizamos aqui e ensinamos para cada um dos nossos alunos. E essa luta é constante”, afirmou o gestor.
Durante o evento os alunos realizaram simulados envolvendo os conhecimentos adquiridos no curso Bombeiro Educador.

A formatura de encerramento contou com a presença da diretora da Escola, Fernanda Alves Bucollon Serafim, dos monitores, de familiares dos alunos e de autoridades civis e militares.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!