Campo Grande – Os Bombeiros Militares, Aspitante a Oficial Joelhe Rodrigues de Alencar e o Cabo Viriato Matos de Medeiros, do 6° Grupamento de Bombeiros Militar do Comando Metropolitano de Bombeiros, permanecem em Xanxerê – Santa Catarina como alunos no Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas.
Sendo um dos cursos de alta complexidade e periculosidade na atividade de Bombeiro Militar, o curso demanda bastante logística, equipamentos e os alunos participam de instruções durante o dia, a noite e também a madrugada, empregados durante 24 horas, sem descanso, mesmo com a frente fria chegando ao Estado.
O condicionamento a condições extremas é o que forja o bom militar: profissional capacitado e treinado para o enfrentamento das atividades que a carreira Bombeiro Militar exige.
O CBMSC é referência nacional em atendimentos de situações extremas, tendo atuado em diversos estados, como foi o caso de Brumadinho/MG. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, buscando melhor atender a população sul-mato-grossense, enviou militares para o curso.
O objetivo é que militares que compõem as equipes do Canil Operacional do Comando Metropolitano de Bombeiros, juntamente com seus cães de buscas de pessoas desaparecidas, estejam prontos para atuarem em situações parecidas com as de Brumadinho/MG, já que o Estado de MS também possui barragens de minérios de grande porte, em sua extensão.
O símbolo do curso, o brevê, é o tatu, que simboliza um bombeiro militar preparado para atuar na lama, como é aplicado no curso, já que nestas situações os profissionais realizam intervenções neste tipo de solo.

Créditos: CBMSC Brevê do Curso Centro de Referência em desastres Urbanos – CRDU/CBMSC Créditos: CBMSC Instrução de Busca Aula prática