Campo Grande (MS) – Após a publicação do decreto do governador Reinaldo Azambuja que declara situação de emergência ambiental em todo o Mato Grosso do Sul por causa dos incêndios florestais nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) instituiu o Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
A Operação Estiagem é a união de todas as operações de combate a incêndio florestais que atingem os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
Para essa união foi instituído um Sistema de Comando de Incidentes (SCI) centralizado com o objetivo de fazer o controle das operações, bem como do gerenciamento do efetivo empregado, da logística e também das informações sobre os trabalhos em execução.

Anteriormente, já havia ações nesse sentido, com um SCI específico para cada operação de combate a incêndio. Agora, foi instituído um sistema que atua de forma macro, abrangendo todas as ações executadas no Estado.

Compõem esse Sistema os Bombeiros Militares, Defesa Civil, Ibama, Imasul e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Nesta sexta-feira (18), representantes das referidas instituições se reuniram na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e traçaram as estratégias das próximas operações. A reunião contou também com a presença de representante do Corpo de Bombeiros do Paraná, que está auxiliando o combate a incêndio florestal no estado.

SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES – É uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais.