Como ingressar no CBMMS

Para o ingresso no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul como servidor de carreira, (Oficial ou Praça), o ingresso só é possível mediante a aprovação em concurso público.

Para aqueles que desejarem ingressar na carreira de oficial, após aprovação no concurso público o mesmo será encaminhado para o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar, com equivalência ao 3º Grau, durante 03(Três) anos, e será matriculado como Cadete do 1º ano e ao término será declarado Aspirante a Oficial do Quadro de Oficiais Combatentes, onde poderá ascender até o último posto de Coronel.

Para aqueles que desejarem iniciar a carreira de Praça Bombeiro Militar, também só será possível após aprovação em concurso público.

Ao término da fase de aprovação, o mesmo será encaminhado ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças para a realização do Curso de Formação de soldado com duração aproximada de 06 (seis) meses.

Ao término do Curso de Formação de Soldado, o mesmo será encaminhado para as Unidades Operacionais do CBMMS, para atuarem como bombeiro militar, galgando as graduações através de concursos internos, podendo chegar ao posto de Major do Quadro de Oficiais Auxiliares.