Corumbá (MS) – O incêndio registrado na tarde de quarta-feira (22), às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, foi controlado e segue sendo monitorado pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Operação Pantanal 2025.
As chamas foram detectadas nas proximidades do Canal do Tamengo e chegaram a se aproximar de residências localizadas na região.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atuou por meio do quartel de Corumbá e de equipes da Operação Pantanal. Ele contou com o apoio do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e Força Nacional de Segurança Pública.

As equipes conseguiram conter o avanço do fogo, que se concentrou em áreas de difícil acesso, o que dificultou o acesso e as operações diretas de combate. O trabalho foi direcionado principalmente à proteção das residências próximas, evitando que as chamas atingissem as propriedades.
A área queimada foi estimada em cerca de 40 hectares. “Nossa maior preocupação era garantir a segurança das famílias que vivem nas proximidades do local onde o incêndio ocorreu, e conseguimos proteger todas as residências. O trabalho em conjunto com o IHP, PrevFogo e todos os outros envolvidos foi fundamental para isso. Neste momento, seguimos com o monitoramento da área para prevenir qualquer reignição dos focos remanescentes”, explicou o Major Eduardo Rachid Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental do CBMMS.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!