Costa Rica (MS) – O 19ºSGBM/Ind realizou instrução de Entrega Técnica de 2 (dois) Cintos de Segurança tipo Paraquedista, dotados de 5 pontos de conexões, adquiridos recentemente pela Corporação visando à adequação quanto ao emprego de EPIs adequados à rotina operacional dos militares durante operações de resgate em atura. A instrução foi realizada no pátio interno da UBM, na data de 18 de maio de 2016, com a participação de todo efetivo operacional.
No ensejo, a adaptação técnica com o novo EPI, foi realizada durante simulação de resgate de uma vítima em Suspensão Inerte. condição em que a vítima se encontra suspesa e incapaz de se mover após ter sofrido um acidente de trabalho em altura. Sendo assim, de acordo com a NR-35/2012 e ainda, segundo o Caderno de Instrução n. 02/BM-3/2015/CBMMS, a vítima pode desenvolver um quadro clínico conhecido como síndrome de compartimentação, devido ao acúmulo de sangue nos membros inferiores, ocasionado pelo “garrotiamento” destes membros por meio da ação das fitas que compõem o cinto cadeira da vítima. Técnica de salvamento, conhecida e definida como “Resgate Complexo” ou “Transferência de Linha” por outras Corporações de Bombeiros como, CBPMSP e CBMES.
A aquisição dos Cintos de segurança tipo paraquedista vem ao encontro das expectativas dos militares do CBMMS no que concerne ao empenho individual e coletivo destes profissionais, durante a busca por novos conhecimentos voltados ao desenvolvimento de procedimentos táticos e técnicos para a manutenção e elevação da qualidade dos serviços operacionais, prestados a população Sul-mato-grossense.
Para o comandante do 19ºSGBM/Ind, a aquisição e disponibilização de EPIs em conformidade com a área de atuação de cada setor da Corporação, demonstra o empenho do Comandante Geral do CBMMS em atender aos preceitos legais estabelecidos em legislações específicas, como também, de fiscalizar e incentivar a mudança de postura dos bombeiros no sentido de se evitar ou eliminar a possibilidade de incidentes envolvendo acidentes de trabalho de um modo geral.
O evento teve como principal objetivo, marcar o início das instruções de resgate envolvendo situação de urgência e emergência durante operações em altura, visando ao desenvolvimento de habilidades táticas e técnicas por parte do efetivo operacional, considerando a apresentação dos 12 novos soldados nesta Unidade de Bombeiros.
Texto e imagens: ST BM Teodoro