Campo Grande (MS) – Encontrar uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) pelas ruas atendendo a uma ocorrência de acidente de trânsito já é uma cena comum para muitas pessoas. O que muitas delas não sabem é que, além de realizar esse atendimento, a Corporação também atua na parte preventiva, visando a conscientização dos condutores e a redução de mortos e feridos em acidentes de trânsito.
Desde 2021, o CBMMS desenvolve o Projeto Pilotar Seguro, por meio da equipe do serviço do motossocorro. O objetivo é levar prevenção e orientação aos motociclistas, que são a maioria das vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com dados do Atlas da Violência 2025, divulgado no último dia 12 de maio, a taxa de mortes em acidentes envolvendo motocicletas cresceu 12,5% no Brasil nos últimos anos, enquanto as mortes gerais no trânsito tiveram uma redução de 23,6%.

Por isso, o projeto tem como público-alvo os condutores de motocicletas. “Nesse projeto, usamos o conhecimento adquirido para trabalhar no serviço de motossocorro e compartilhamos com os motociclistas da comunidade. O público-alvo são os condutores que utilizam a moto no seu dia a dia. O treinamento acontece durante um período, manhã ou tarde, em que realizamos uma aula sobre noções de primeiros socorros e o motociclista aprende como proceder ao se deparar com um acidente de trânsito, quais os meios de acionamento de emergência corretos e quais as primeiras medidas de segurança a serem realizadas”, explica o Sargento Melin, que integra a equipe de motossocorro do CBMMS.
Ele destaca ainda que, durante o projeto, os condutores recebem orientações teóricas sobre direção defensiva e colocam os conhecimentos em prática em uma pista de maneabilidade e de pilotagem montada pela equipe de motossocorro. “Orientamos e fazemos também a correção da postura adequada e de vícios de pilotagem, auxiliando os motociclistas na melhora na condução do veículo”, afirma.

Desde que foi criado, o projeto já beneficiou mais de 500 condutores. Em 2025, duas novas turmas estão previstas para o início de julho, em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 do mesmo mês, e como parte das festividades do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.
O projeto será desenvolvido dentro do 3º Curso de Resgate e Batedor do CBMMS, que formará novos bombeiros especializados no atendimento de motossocorro. “Dentro do curso, os alunos apresentarão e aplicarão o projeto aos motociclistas da comunidade”, explica Melin.
Os condutores interessados em participar do projeto devem preencher um formulário e atender a algumas exigências. As informações são divulgadas no perfil oficial da equipe de motossocorro do CBMMS no Instagram: @motossocorrocbmms.

Ocorrências de trânsito atendidas pelo CBMMS
No Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar tem registrado uma média de 11 mil ocorrências de trânsito por ano, nos últimos quatro anos. Por semestre, o número é de quase 4.500 atendimentos dessa natureza.
Somente em 2025, até o dia 23 de maio, já foram atendidas 3.928 ocorrências de acidentes de trânsito. Os dados são do setor de estatísticas da Corporação e apontam também que este ano o mês de maior incidência até agora foi janeiro, com 858 registros.
Entre as cidades, Campo Grande lidera a quantidade de ocorrências. O centro da Capital é onde mais acontecem as colisões, seguido por bairros como Amambaí, Tijuca, Nova Lima, Monte Castelo e Coronel Antonino. Nessas localidades, o número de acidentes varia entre 30 e 50 registros por semestre ou uma média de 6 acidentes por mês cada um deles.
A estatística do Corpo de Bombeiros aponta ainda que os dias da semana de maior incidência de acidentes de trânsito são sexta-feira e sábado. Além disso, 62,5% das vítimas são homens.
Com o intuito de colaborar com a redução desses números, a Corporação, por meio de suas unidades instaladas na Capital e no interior do Estado, realiza, além do Projeto Pilotar Seguro, ações educativas e de conscientização, apoiando outras instituições e divulgando informações para garantir um trânsito mais seguro para toda a comunidade.
Ten. Edilene Borges/Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!