ORDEM DO DIA
MENSAGEM ALUSIVA AO DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MILITAR
No dia 2 de julho, comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro Militar, ocasião oportuna para lembrar-nos que devemos nossa existência a Dom Pedro II, nosso patrono e criador.
Nascido em 2 de dezembro de 1.825, foi o 7º filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. Teve sua maioridade apressada por razões políticas, tornando-se Imperador do Brasil com apenas 14 anos de idade.
Herdando um Império no limiar da desintegração, Dom Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente no cenário internacional, além de demonstrar forte poderio militar, tornando, durante seu reinado, o Brasil vitorioso em 3 grandes conflitos internacionais: A Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai.
O Imperador era um vigoroso patrocinador da cultura, do conhecimento e da ciência. Rapidamente ganhou respeito e admiração de estudiosos como Graham Bell, Charles Darwin, Victor Hugo e Friedrich Nietzsche.
Ele era capaz de falar e escrever não somente em português, mas em latim, francês, alemão, hebraico, inglês, italiano, espanhol, grego, árabe, sânscrito, chinês, provençal e tupi.
No início de 1850, o Brasil gozava de prosperidade econômica e estabilidade interna. A nação foi ligada de um ponto ao outro através de linhas férreas, telegráficas e de navios a vapor, unindo-a em uma única entidade.
Seu reinado de 49 anos, refletiu paz interna, ascensão e progresso. E, no dia 2 de julho de 1.856, por meio do Decreto Imperial 1.775, assinado por sua Majestade, o Imperador Dom Pedro II, foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.
Nesses 163 anos de existência do Corpo de Bombeiros Militar, muita coisa mudou: sua estrutura, efetivo, equipamentos, técnicas e táticas operacionais, inclusive nos seus anseios e aspirações, entretanto outras permanecem vivas e cada vez mais
consolidadas: a união, o respeito, a disciplina, a prontidão e a solidariedade, essas sim, doutrinárias e basilares de sustentação institucional.
Para ser um Bombeiro Militar é indispensável ter o desejo de servir à população e de salvar vidas, além, é claro do condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas.
A missão constitucional do Corpo de Bombeiros Militar é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem-estar da sociedade. Para isso, nós, bombeiros militares, trabalhamos com dedicação e afinco, não nos importando em colocar nossa própria vida em risco para garantir a segurança à população de nosso Estado.
Nossa missão, visão e valores ratificam o compromisso firmado em prestar um serviço que tem como base a excelência e constatamos que, apesar dos inúmeros desafios, temos alcançado nossos objetivos. A aprovação da sociedade é o termômetro para avaliação de nosso desempenho, que é o resultado direto do compromisso individual de cada bombeiro militar renovado cotidianamente.
Por isso, a cada 2 de julho comemoramos com indisfarçável orgulho “O dia Nacional do Bombeiro Militar”. Crentes nos valores e deveres que norteiam nossa inabalável vocação profissional, parabenizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Brasil, em especial do nosso Estado do Mato Grosso do Sul, e que a data renove em cada um de nós o compromisso de “VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR”.
Campo Grande/MS – 2 de Julho de 2019
JOILSON ALVES DO AMARAL – CEL QOBM
Comandante-Geral do CBMMS