Campo Grande (MS) – No último dia 03 de Novembro, militares do 1º Grupamento de Bombeiros Militar foram acionados para atendimento de ocorrência envolvendo uma carreta carregada de combustível, que tombou às margens da BR-163 saída para São Paulo. O acidente ocorreu na altura do KM 452, entre o distrito de Anhandui e Campo Grande.
Quando os militares chegaram ao local, constataram que a carreta estava carregada com aproximadamente 44 mil litros de METANOL.
Também conhecido como ÁLCOOL METÍLICO, o METANOL é utilizado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), além de ser combustível usado em motores a explosão, como aeronaves e carros de corrida. O Metanol é um liquido aquoso, incolor, miscível em água que produz vapores irritantes e inflamáveis. O produto é extremamente volátil, altamente inflamável, tóxico e corrosivo para alguns metais. Conforme informações da FISPQ (Ficha de Informação do Produto Químico), o vapor do Metanol causa irritação aos olhos, nariz e garganta, se inalado o produto causa tontura, dor de cabeça, dificuldade respiratória ou perda de consciência. Já o liquido causa irritação nos olhos e na pele e, se ingerido, pode causar cegueira ou até mesmo a morte.
Outra característica do Metanol é que ele produz chamas praticamente invisíveis durante o dia, o que demandou uma atenção redobrada por parte das equipes de socorro que compareceram ao local. Como não houve a constatação de chamas, os militares do Corpo de Bombeiros isolaram a área num raio de aproximadamente 50 metros do local do acidente e imediatamente iniciaram o resfriamento do tanque, para evitar explosão.
A ocorrência teve início por volta das 20 horas da quinta-feira (03) e só terminou às 22h40min do dia seguinte quando o produto foi transbordado para outro caminhão tanque. O 2º Ten BM Medrado e o 2º Ten BM Hamad estiveram a frente da operação durante todo o decorrer do atendimento. O condutor da carreta foi socorrido e encaminhado até a Santa Casa de Campo Grande sem ferimentos graves.
Foram mais de 26 horas de trabalho, sendo que as equipes se revezaram nesse período, afim de manter um padrão de excelência no atendimento da ocorrência e evitar que houvesse danos ao meio ambiente e às pessoas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, orienta que, em caso de acidentes envolvendo Produtos Perigosos, as pessoas devem evitar qualquer tipo de contato, se afastar para um local seguro e ligar imediatamente para o telefone 193 (emergência) para que uma equipe especializada compareça ao local.