
No sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, os povos originários que vivem no município de Paranhos tiveram acesso gratuito a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, bem como solicitar benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, passaram por atendimentos na defensoria pública, por consultas médicas com clínicos gerais, especialistas, e dentistas. A estrutura montada pelo Governo do Estado na Aldeia Paraguassu contou ainda com cursos de capacitação, entre eles de acabamento de obras, exposições de materiais e aeronave, filmes que mostram a cultura indígena e brinquedos para as crianças brincarem enquanto os pais recebiam atendimento.
O intuito, além de levar cidadania, foi aproximar as comunidades remotas e de difícil acesso da segurança pública, a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar realizaram seus atendimentos no interior da Aldeia Paraguassu, durante a 3ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, em Paranhos. O Corpo de Bombeiros Militar participou do MS em Ação com equipes de resgate, orientando a população quanto a prevenção de acidentes domésticos. Houve também uma palestra de conscientização sobre o autismo e atendimento médico à população,

Dentro da programação do evento houve palestras com foco no combate à violência doméstica contra mulheres e crianças, com as equipes do Promuse e da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Campo Grande e, ainda, de prevenção ao uso de álcool e drogas, que foram ministradas pelas equipes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
Esta foi a 3ª ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), com o apoio da Prefeitura, da Funai e Sesai.



