Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (21), o Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou uma ação inovadora focada na saúde e no bem-estar das bombeiras militares.
A iniciativa foi realizada em comemoração ao mês da mulher e faz parte de uma série de projetos da Corporação voltados à saúde física e mental da tropa.
A ação foi possível graças a uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a universidade Uniderp.
O evento contou com a presença de mais de 30 mulheres, entre bombeiras e convidadas, além do Diretor de Saúde do CBMMS, Coronel Antônio Cezar Pereira da Silva e da chefe da Assessoria de Comunicação, Tenente-Coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, uma das precursoras do quadro de oficiais feminino no CBMMS.

Tenente-Coronel Tatiane durante a abertura da ação.
Acolhimento e abertura
A manhã começou com um acolhimento caloroso preparado pelos assistentes sociais da Corporação. Essa etapa foi crucial para criar um ambiente de descontração e união entre as participantes.
Roda de diálogo sobre saúde emocional
Uma das atividades mais destacadas foi a roda de conversa sobre saúde emocional e as fases da vida da mulher, conduzida pela terapeuta floral Joseanne Cristina Roque. Essa sessão permitiu que as participantes refletissem sobre suas experiências e desafios, promovendo um espaço seguro para compartilhar emoções e histórias.

Terapeuta Floral Joseanne Cristina Roque durante palestra sobre as fases da vida da mulher.
Terapias integrativas complementares
Durante o evento, foram oferecidas oficinas de terapias complementares, incluindo Estética Facial e Massagens, realizadas em parceria com os cursos de estética e biomedicina da Uniderp, e que foram conduzidas pelas professoras Silvana e Ligia, juntamente com suas alunas. A estética facial ajuda a melhorar a aparência e a autoestima, enquanto a massagem promove relaxamento e alívio muscular.

Militar recebendo massagem durante ação.
Outra atividade oferecida foi a auriculoterapia, realizada por acadêmicos da UFMS. Essa técnica da Medicina Tradicional Chinesa envolve a aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos da orelha. A auriculoterapia é conhecida por complementar tratamentos convencionais, ajudando a melhorar quadros de ansiedade, dor geral e problemas osteomusculares. Na ocasião, o Professor Dr. Natan, da UFMS e coordenador do Projeto fez o lançamento do Ação do Serviço Social de Auriculoterapia em parceria com a UFMS. A ação visa levar esta prática integrativa até os quarteis do CBMMS e a agenda de atendimento será divulgada em breve para os militares.
Já a terapia floral, conduzida por Joseane, utiliza essências florais para equilibrar e harmonizar as emoções, promovendo bem-estar emocional e espiritual. Cada participante foi agraciada com um kit de terapia floral.
As oficinas de autocuidado foram um momento crucial para que as participantes aprendessem técnicas práticas para melhorar sua qualidade de vida. Essas atividades foram essenciais para reforçar a importância do cuidado pessoal no cotidiano das bombeiras.
O evento foi encerrado com um sorteio de brindes, que trouxe um toque de alegria e surpresa para as participantes.
Importância do momento
O Oficial Especialista em Serviço Social, Tenente Antônio Oliveira Franco, destacou a importância do evento, especialmente no mês de março, que é dedicado à conscientização sobre os direitos e o empoderamento das mulheres.
“Essa ação é um momento crucial para as mulheres do CBMMS, pois promove um espaço de reflexão, autocuidado e união. É fundamental que as nossas bombeiras militares se sintam valorizadas e apoiadas em todas as fases de suas vidas”, ressaltou.

Tenente Luciene Garcia, Oficial Especialista em Serviço Social e idealizadora da ação.
Para a Tenente Luciene Rodrigues da Silva Garcia, idealizadora da ação e que também integra o quadro de Oficiais Especialistas em Serviço Social, momentos como estes de autocuidado, em que a mulher pode olhar para si, são fundamentais para a saúde mental e emocional.
“Sabemos que a rotina da maioria das mulheres não é tão simples, é corrida, com dupla e até tripla jornada: o trabalho remunerado, fora de casa; o trabalho de casa, na organização do lar; e o cuidado com os filhos. E essa dinâmica de vida pode acabar deixando em segundo plano o cuidado consigo. Por isso, entendo que as bombeiras militares da nossa instituição precisam ser cuidadas em sua integralidade, e as Terapias Integrativas e Complementares em Saúde podem contribuir de maneira ímpar para esse cuidado, como foi proposto nessa ação”, afirmou.
A ação teve um retorno muito positivos das participantes, reforçando o compromisso do CBMMS com a saúde e o bem-estar de seus militares, especialmente das mulheres, que desempenham um papel vital na corporação e que precisam de atenção e cuidado.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!