Cuiabá (MT) – INTEGRAÇÃO: na última sexta-feira (25/10) três oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldemir Moreira Júnior, 2º Tenente Ícaro Mattedi Tomazini e 2º Tenente Randolfo Pereira da Rocha, concluíram o 4º Curso de Perícia em Incêndio Florestal, realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
O curso teve início no dia 21 de outubro e contou com aulas teóricas e práticas que abordaram as especificidades dos incêndios florestais, incluindo instruções sobre a legislação aplicada; entendimento dos fatores que influenciam a dinâmica do comportamento do fogo; uso de geotecnologia aplicada; padrões de propagação, entendimento, obtenção de evidências e indicativos físicos na área queimada; e a realização de perícia real durante o curso.
A formação dos oficiais é fundamental para capacitá-los a conduzirem investigações das causas e origens dos incêndios florestais, principalmente, nos casos em que o fogo atinge os biomas de Mato Grosso do Sul. O trabalho dos oficias peritos auxilia ainda nos processos de combate, pois através da Perícia de Incêndio é possível identificar também os danos e prejuízos que este tipo de emergência ambiental provoca, o que resulta na implementação de estratégias preventivas, educativas e na mitigação de riscos futuros.

Na foto, da esquerda para a direita: 2º Tenente Ícaro Mattedi Tomazini, Coronel Waldemir Moreira Júnior e 2º Tenente Randolfo Pereira da Rocha.
Em julho deste ano, outros dois oficiais do CBMMS, 2° Tenente Maria Ester Reverdito e 2º Tenente Victor Hugo Blanco, já haviam concluído o 3º Curso de Perícia em Incêndio Florestal, fortalecendo o CBMMS nas ações de prevenção, preparação, resposta e responsabilização, conforme prevê o decreto nº 15.654, que instituiu o PEMIF (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo) em Mato Grosso do Sul.
Para o Coronel Waldemir Moreira Junior, concluinte do curso e que também exerce a função de Diretor de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação do CBMMS, a capacitação é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos sobre incêndios florestais e trocar experiências com militares de outras corporações do Brasil.
“Este curso de especialização, possibilita traçar estratégias mais assertivas e doutrinas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização aos incêndios florestais, desenvolvendo um ciclo mais completo na atuação de proteção ao meio ambiente no Estado de Mato Grosso do Sul, nos assuntos ligados aos incêndios em vegetação. Igualmente, a pós-graduação que nos foi proporcionada, está sendo uma oportunidade ímpar de estreitar os laços com outras corporações, e esse networking é fundamental, uma vez que existe uma tendência nacional de trabalho em conjunto em prol do meio ambiente, via LIGABOM e FORÇA NACIONAL, como está acontecendo na Temporada de Incêndio Florestal (TIF-2024) no Pantanal sul-mato-grossense. Portanto, a participação de bombeiros militares de várias regiões do Brasil é uma oportunidade de troca de conhecimento, aprendizado com vivências e experiências de compartilhamento de expertises na área de incêndio florestal, estreitando os laços institucionais”, ressaltou o Coronel Moreira.
Pós-Graduação em Gestão em Incêndio Florestal
O Curso de Perícia em Incêndio Florestal está inserido na malha curricular de matérias da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão em Incêndio Florestal, promovido em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e foi realizado de forma presencial em dois períodos.
A pós-graduação possui uma carga horária de 470 horas, sendo 410 horas dedicadas a aulas teóricas e 60 horas a atividades complementares. Parte do curso é ministrado na modalidade à distância, além dos dois períodos presenciais focados nas disciplinas práticas de Geoprocessamento, Gestão do Combate e Perícia de Incêndios Florestais. As atividades práticas ocorreram no Estado de Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Poconé, incluindo uma visita técnica à Base do Posto de Comando Conjunto da Operação Pantanal.

Militares de 12 estados do Brasil que participaram da formação.
Ao todo 50 Oficiais bombeiros militares de 12 estados do Brasil participam da pós-graduação em Gestão de Incêndio Florestal, sendo eles do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
O 2° Tenente Randolfo Pereira da Rocha destacou a importância dos conhecimentos adquiridos no curso,
“Ano passado eu e o Tenente Tomazini concluímos o Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF), que tem o enfoque na parte operacional e é voltado principalmente ao emprego das técnicas e táticas de combate. Então, o Curso de Perícia e a Pós-Graduação em Gestão de Incêndio Florestal vem agregar e complementar o conhecimento, que será aplicado para uma atuação ainda mais qualificada, buscando sempre a prestação de serviço com excelência na proteção dos Biomas do Mato Grosso do Sul”, destacou.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!








