O Corpo de Bombeiros Militar desenvolveu, desde o final do mês de janeiro ações de segurança pública para o período do Carnaval. Foram realizadas visitas e reuniões com os entes municipais, apresentando detalhes do Código de Proteção Contra Incêndio, Pânico e outros riscos, especialmente no que concerne à regularização dos eventos temporários junto à Corporação, bem como à exigência legal do Certificado de Vistoria para a emissão dos Alvarás de Funcionamento pelas Prefeituras.
Durante este período, foram feitas análises dos projetos de segurança contra incêndio e pânico, as devidas vistorias e certificações legalmente previstas. Nos dias de Carnaval, a Corporação esteve presente de forma efetiva nas sedes dos quatro municípios da área de atuação do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, com reforço de viaturas, equipamentos e efetivo, recebendo o apoio necessário do Comando do CBMMS, bem como das prefeituras que disponibilizaram profissionais de saúde e ambulâncias que trabalharam conjuntamente com os bombeiros militares, garantindo ao folião a alegria de um Carnaval seguro e externando o compromisso e zelo da Corporação com a vida.
De 24 a 28 de fevereiro foram realizados 55 atendimentos, dentre as quais se destacam emergências clínicas, acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca, tentativa de suicídio e parto realizado dentro da viatura.