Corumbá (MS) – O Corpo de Bombeiros Miliar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está trabalhando na região do Pantanal com a Operação Hefesto desde o dia 3 de Julho.
De acordo com o Comandante da Operação Hefesto, Tenente-Coronel Fernando Carminati, nos últimos quatro dias, os militares estão concentrando esforços em duas regiões.
“Uma na fazenda Cáceres, onde contamos com duas GCIFS (Guarnições de Combate a Incêndios Florestais). É uma região de difícil acesso, onde os militares fazem o combate de forma direta, onde é possível, e na construção de aceiros”, disse.
O Comandante explica que outro combate é feito na região da fazenda Bodoquena e fazenda Barro Preto. Lá existe uma grande frente de incêndio vem sendo combatida há mais de quatro dias.
“Existe a dificuldade de acesso por causa da vegetação característica do local, de carandás. Estamos lá com cinco equipes de combate a incêndio florestal. É um combate muito difícil. Temos feito sobrevoos também com aeronave do CBMMS, verificando todos esses focos de incêndio, adotando as melhores estratégias. Há também 3 aeronaves Air Tractors que fazem o combate combinado juntamente com as equipes em solo no local”, disse.
Tenente-Coronel Carminati também falou que os fatores climáticos interferem no trabalho dos bombeiros militares. “O vento tem sido muito forte e o calor muito intenso, acima dos 40 graus. As condições climáticas têm dificultado muito o combate. Temos feito de tudo possível para extinguir as chamas”, concluiu o Tenente-Coronel Carminati.