Campo Grande (MS) – Nesta Quarta-feira (11), alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã 1GBM – área sul em parceria com o Programa Rede Solidaria, lhes foram proporcionadas uma palestra ministrada pelo 3º SGT BM S.MENDES, responsável pela Capelania do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Com uma discussão sobre assuntos relacionados ao bem viver, motivações para uma vida próspera e feliz. Com explicação socioeducativa sobre um comportamento em comunidade, ética e moral. Assuntos relacionados em alusão mês de prevenção e combate ao suicídio, SETEMBRO AMARELO.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.
Como resultado de muito esforço, em 2016, foram garantidos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguidos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.
Como um dos objetivos do projeto bombeiros do amanhã é proporcionar transformadores de uma geração futura, são destinados aos alunos conteúdo para ser difundido no contexto o qual estão inseridos, este tipo de conhecimento de grande relevância para uma intervenção em atitudes relacionadas ao suicídio. Os alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã- área sul tem como objetivo a absorção do conhecimento sobre o tema para fins da difusão e conscientização dos moradores da região onde moram, no bairro Dom Antônio Barbosa. Projeto este coordenado pelo SD BM Stenio, o qual localizado na rua Adelaide Maia Figueiredo, nº1879