Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (17), o 1.º Sargento Viana, um dos tutores responsáveis pelos alunos do projeto do amanhã, recebeu de um-aluno, uma homenagem em sua rede social.
Entramos em contato com o menor e muito emocionado o mesmo descreveu o quanto a sua formação foi importante:
“Ao me lembrar do Projeto, tem vezes que eu choro, mas não é de tristeza é de felicidade, pelo privilégio por ter participado do Bombeiros do amanhã, acredito que o projeto deveria existir a muito mais tempo, pela colaboração que ele traz para a disciplina dos jovens, é um exemplo de projeto e deveria existir mais do tipo pela cidade. Sinto falta dos meus instrutores, do trabalho em equipe, dos ensinamentos, dos exercícios físicos, me dá muita vontade de chorar ao relembrar. Tive diversas dificuldades pessoais para poder participar do projeto, pois como as instalações físicas eram do outro lado da cidade, acordava diariamente as 04:30h, mas eu ia, não faltava, pois eu era motivado, não me arrepende em nada do meu sacrifício, foi um lugar que marcou minha vida e seus ensinamentos eu vou levar para vida toda. Sinceramente, não sei do que seria da minha vida hoje, se não tivesse participado do projeto, não seria a pessoa que sou hoje. Me lembro ainda, das músicas tocadas pelo SGT Viana com saxofone, até hoje as escuto, não sei como falar isso, mas a filha do SGT tem sorte de tê-lo como pai, ele é maravilhoso. ”
Caio Penha Ortiz
Em contato com o 1º SGT Viana, pedimos que ele nos falasse sobre a importância do projeto em sua vida e na vida dos alunos: “Em 2014 aconteceu uma grande tragédia em minha vida, perdi a minha esposa em decorrência de complicações durante o parto de minha filha, e isso fez com que eu encontrasse forças em minha família e em meu trabalho, nessa época eu já fazia parte do Bombeiros do Amanhã, e em decorrência do acontecido, recebi muito carinho das crianças do projeto, me mandavam áudio, depoimentos, me deram muita força, isso juntamente com as experiências ali vividas, as diversidades, as lutas, fizeram com que meu amor pelo projeto aumentasse ainda mais. Em 2014 quando assumimos o projeto, os alunos tinham um baixo índice de aprovação nas escolas e já em 2019, tivemos 100% de aprovação, era um sonho que almejávamos e conquistamos e posso afirmar que este ano não será diferente. No projeto liderado pelo Corpo de Bombeiros Militar, é apresentado aos alunos o seu dever cívico, a sua importância perante a sociedade, faz com que eles vejam aonde querem chegar, os seus objetivos e mostra que isso só depende deles, do sacrifício de cada um. Hoje com grande orgulho podemos dizer que temos advogados, educadores físicos e até mesmo Bombeiros Militar. Desta forma, posso dizer com toda a certeza que o projeto Bombeiros do amanhã é de suma importância, mas, na vida daquelas crianças vejo que através dele as mesmas ganham um propósito. ”
O Comandante do 6º GBM TC Huesley Paulo da Silva, salienta que o projeto Bombeiros do Amanhã tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo ensinamentos nas áreas de civismo, cidadania, disciplina, primeiros socorros, combate a incêndio, prevenção de acidentes, artes marciais, reforço escolar dentre outras atividades esportivas e de formação humana.



