Aquidauana (MS) – Obedecendo ao cronograma de atividades previstas para o ano de 2016, o 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente – Aquidauana/ Anastácio, realiza este mês as Instruções de Tropa Pronta em ‘Primeira resposta a emergências com Produtos Perigosos’ para o efetivo operacional das unidades, com o apoio do Centro de Proteção Ambiental, que designou como instrutores os militares, Sargento BM Santiago e Soldado BM Jolo.
Nos dias 09 e 10 de maio as instruções teóricas sobre Produtos Perigosos acontecem no quartel em Aquidauana, e no pátio da SANESUL, empresa parceira, que cedeu o espaço para as instruções práticas. Todas as instruções contam com o apoio de instrutores especializados neste tipo de atendimento, que atuam com a viatura Auto Produtos Perigosos, um veículo que é equipado com materiais e equipamentos para realizar o primeiro atendimento em ocorrências deste tipo e que serve de Posto de Comando na instalação do Sistema de Comando de Incidente, uma ferramenta para sistematizar o atendimento em grandes ocorrências.
Escolhido para este ciclo de atualizações, o trabalho com Produtos Perigosos, substâncias de natureza química, radioativa ou biológica que pode estar nos estados: sólido, líquido ou gasoso e pode afetar de forma nociva, direta ou indiretamente, o patrimônio, os seres vivos ou o meio ambiente, são competência do CBMMS, e por terem características especiais e distintas, necessitam de intervenção específica em cada caso.
A seqüência operacional padrão em uma ocorrência envolvendo Produtos Perigosos é: a correta identificação do material, o isolamento da área afetada, o salvamento de possíveis vítimas, a contenção do material e a descontaminação da área.
Essas instruções têm o intuito de manter atualizado e nivelado o conhecimento técnico do efetivo responsável por prestar o atendimento à população. A cada mês, são apresentadas as atualizações mais recentes sobre o assunto abordado, a fim de manter um nivelamento técnico profissional homogêneo no empenho das atividades inerentes ao trabalho bombeiro militar.
Estão previstas instruções para os próximos 07 (sete) meses, sempre apresentando um assunto pertinente à atividade bombeiro militar, quer seja em Salvamento, quer em Resgate, quer em Incêndio.