Bombeiros militares em Três Lagoas participam de instrução técnica no Aeroporto do município

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 14, 2017 as 22:51 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Bombeiros militares do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) participaram, nesta quarta-feira (14), de instrução técnica no Aeroporto Regional Plínio Alarcon. Os militares receberam instrução numa aeronave modelo ATR, onde conheceram os principais pontos de fuselagem e asa, sendo possível visualizar pontos de abastecimento elétrico com energia de alta voltagem, pontos de abastecimento com combustíveis inflamáveis, locais onde altas temperaturas causam incêndios e as cinco saídas de emergência que podem ser acionadas por bombeiros do lado de fora em caso de necessidade de evacuação em solo.

Cada bombeiro militar pode praticar e manusear a abertura e fechamento de portas de emergência com facilidade, apos orientações. Foram trabalhados, ainda, em caso de incêndio com aeronave em solo, técnicas e procedimentos de como retirar a alimentação elétrica, de como se proteger de explosão das rodas de magnésio que compõem o trem de pouso, de criação de corredor para retiradas de vítimas pelas saídas de emergência. Também foram demonstrados os vários pontos críticos a serem observados, como: motor das asas, vazamento de combustível, temperatura e posição do trem de pouso e acesso à tripulação e passageiros.

Na cabine, o comandante da aeronave demonstrou como os bombeiros podem acionar os agentes extintores de incêndios das turbinas e corte de combustível, juntamente com a retirada do piloto e copiloto pela saída superior de emergência. Procedimento este a ser executado no caso de perda de consciência da tripulação.

Ao final, os militares puderam conhecer e constatar in loco produtos perigosos como o óleo hidráulico Skydrow, que geralmente vaza em acidentes e causam sérias queimaduras e prejuízos à saúde.

"Compartilhamos conhecimento e pudemos trocar muita experiência com o mecânico de voo e com o Comandante de Voo. Conhecimentos adquiridos que podem ser totalmente aplicados em caso de um acidente no Aeroporto de Três Lagoas. Acredito que foi um dos melhores treinamentos operacionais do 5º GBM neste semestre. Mesmo os militares que já voaram em aeronaves semelhantes não tinham o conhecimento total dos recursos que podem ser usados. Esta nova experiência veio a contribuir para o nosso preparo em eventos desta magnitude”, disse o Tenente BM De Sá, oficial responsável pelo treinamento.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.