Bombeiro Militar em Três Lagoas e PAM realizam solenidade de abertura do I Seminário de Prevenção e Resposta à Emergência

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 5, 2017 as 23:21 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Cerca de 200 pessoas participaram, nesta quarta-feira (5), da abertura do I Seminário de Prevenção e Resposta à Emergência, realizado pelo Plano de Auxílio Mútuo – PAM de Três Lagoas e 5º Grupamento de Bombeiros Militar, hoje (5) e amanhã (6).

O evento, que também faz parte da Semana de Prevenção Contra Incêndio, é destinado aos representantes das entidades públicas ligadas à segurança pública, meio ambiente e órgãos de respostas a emergências; empresas privadas; autoridades locais, estaduais e Federação das Indústrias de MS.

O tema trabalhado em todo o seminário será a Prevenção e Atendimento à Emergência Química. Dentre os cursos, palestras e eventos do seminário destacam-se: Plano de Gerenciamento de Riscos. Novas tecnologias em equipamentos de segurança para emergências. Experiência do Estado de São Paulo na prevenção e atendimento de emergências químicas. Radioproteção. Recursos para atendimento de emergência química. O papel do P2R2 e da Defesa Civil no atendimento e prevenção de emergência química. Experiência real de acionamento do PAM. Evolução do atendimento de emergência química no Estado de Mato Grosso do Sul. Encontro de PAMs do Estado de Mato Grosso do Sul.

Além de autoridades civis e militares e representantes de entidades e órgãos de repostas a emergências, a solenidade contou também com a presença da Srª Isabel Carrasco, especialista em radioproteção e Coordenadora do PAM do Porto de Santos/SP e do Sr Edson Haddad da Cetesb, Coordenador Nacional P2R2.

Ao fazer uso da palavra o Coordenador Operacional do PAM de Três Lagoas e Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Tenente-Coronel BM Leandro Mota de Arruda, destacou que Três Lagoas e região, vêm experimentando, nos últimos anos, um alto grau de industrialização. Fato este que exige uma ação integrada entre todos os órgãos de segurança pública e aqueles que atuam, ou que de alguma forma acabam atuando, na prevenção e atendimento a emergências.

Arruda afirma que o PAM de Três Lagoas vem ao encontro dessa realidade, pois os seus membros atuam em parceria, otimizando resultados e gerando sinergia e isso acaba por envolver todos os órgãos ligados a segurança, fazendo com que a nossa região não apresente acidentes de grandes proporções nem tragédia ou desastre. Disse, ainda, que a Revista Exame, líder no Brasil nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho e de Resgate e Emergência, em recente publicação aponta o PAM de Três Lagoas como referência nacional em estruturação e organização.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.