6º Grupamento de Bombeiros Militar em Campo leva projeto “Cão Herói, Cão Amigo” à escola especializada em Síndrome de Down

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 18, 2016 as 14:37 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na manhã de hoje, 18 de maio, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do oficial especialista, cinotécnico, adestrador, IMG_2485coordenador do projeto "Cão Herói, Cão Amigo" e responsável pelo serviço de Busca e Resgate com Cães da corporação, Capitão Bombeiro Militar Fábio Pereira de Lima, realizou uma sessão terapia com os cães  para as crianças da Sociedade Educacional Juliano Varela.

A Sociedade Educacional Juliano Varela é especializada no atendimento de crianças com Síndrome de Down e sessão de terapia com os Cães da corporação contou com a presença do excelentíssimo Senhor Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosa.

IMG_2575

Os cães de terapia, Kauê e Airon, são da raça Golden Retriever e foram treinados para exercer tal atividade. O cão de terapia não IMG_2520pode morder ou assustar-se com barulhos e movimentos bruscos, não pode reagir em casos de tapas, puxões e gritos, sendo totalmente dóceis e devendo estar em dia com vacinação, higienização e atestado médico. O médico veterinário do projeto, Dr Antônio Carlos de Abreu realiza avaliação periódica dos cães e atesta os mesmos quanto à capacidade em exercer a terapia.

O encontro com esse amigo de 04 patas traz diversos benefícios àqueles que recebem. Além de exercitar a Humanização entre eles, IMG_2505contribui no controle da pressão arterial, estimulando a memória e o cognitivo, auxiliando na comunicação, produzindo sentimento de bem estar, segurança, alegria, relaxamento e motivação, reduzindo a sensação de isolamento e a ansiedade chegando até a quebrar o tédio e o processo depressivo.

O projeto de “Cão Herói, Cão Amigo” deu início nesta corporação IMG_2560no ano de 2012 com o objetivo de auxiliar no tratamento e melhora da qualidade de vida para crianças com necessidades especiais, mas agora estamos estendendo e difundindo os trabalhos para outros públicos.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.